Teoria Cultura e Consumo
Perspectiva Decolonial
Revisão Integrativa da Literatura
Área
Marketing
Tema
Cultura e Consumo
Autores
Nome
1 - Adriana Comini da Silva Santana UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
2 - Anne Carolina dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - PPA
3 - Jonathan Dias Ferreira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - MARINGÁ
4 - Melissa RIzzo Sperandio UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
5 - Olga Maria Coutinho Pepece UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração
Reumo
O consumo é um fenômeno central na compreensão do funcionamento social. Além disso, o consumo é permeado por questões culturais, e ainda, a sociedade atual é formada com base na colonialidade europeia. Assim, estudar o consumo pela perspectiva decolonial torna-se relevante para melhor entendimento de como o consumo molda as práticas sociais. Nesse sentido, o presente estudo possui como objetivo apresentar um panorama sobre pesquisas de consumo e decolonialidade, auxiliando pesquisadores com interesse na área, diante da exploração do conteúdo de artigos precedentes e oportunidades para estudos.
Este artigo tem como objetivo sistematizar os artigos realizados, nos últimos 5 anos, na área de consumo e decolonialidade, para levantar um panorama do tema, e endereçar problemas a serem investigados em pesquisas futuras. Foram realizadas buscas em quatro bases (Periódicos Capes, Scopus, Spell e Web of Science) que contém periódicos nacionais e internacionais, diante ausência de resultado na busca pela nomenclatura CCT, decidiu-se realizar as buscas por artigos utilizando os termos decolonial e consumo (inclusive em inglês e espanhol).
O consumo é central no entendimento da sociedade. Nossa sociedade é pautada no colonialismo. Assim, Rodrigues (2021), as perspectivas decoloniais podem ser trazidas para se discutir dentro do campo de consumo e marketing de forma a abordar posturas mais críticas sobre a própria sociedade e os conhecimentos que a compõem. A autora também propõe que se deve ir além das lógicas eurocêntricas e paradigmas ocidentais, de forma a proporcionar um ambiente favorável à transdisciplinaridade e à transculturalidade nos campos de estudo de Marketing, especialmente no que diz respeito aos estudos críticos.
Neste estudo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, pertencente à revisão bibliográfica sistemática, de acordo com Botelho, Cunha e Macedo (2011), que apontam que essa revisão consiste em revisar teorias e estudos empíricos sobre um tópico particular As palavras frases para a filtragem foram “Consumo” e “Decoloniedade”.Foram localizados 21 artigos. Dentre estes, 17 trabalhos foram desenvolvidos por autores com vínculo em instituições latino-americanas (destaque para o Brasil, com 12 artigos).
O presente artigo, utiliza-se de um estudo bibliométrico, do tipo revisão integrativa da literatura, para compreender como o campo de pesquisa voltado à Teoria da Cultura e Consumo utilizou a perspectiva decolonial em suas análises, com foco na literatura recente dos últimos cinco anos. Dessa forma, o estudo surgiu a partir da inquietação de entender como os temas consumo e decolonialidade se cruzam na tentativa de explicar o fenômeno de consumo presente na sociedade moderna. Com isso, identifica-se a possibilidade de pesquisas futuras explorarem questões práticas do consumo e decolonialidade;
Arnould, E. J., & Thompson, C. J. (2005). Consumer culture theory (CCT): Twenty years of research. Journal of consumer research, 31(4), 868-882.
Barbosa, L. (2004). Sociedade de consumo. Editora Schwarcz-Companhia das Letras.
Quijano, A. (2007). Coloniality and modernity/rationality. Cultural studies, 21(2), 168-178.
Rodrigues, L. (2021). Decolonial Reflections in Marketing: The Colonialities of Power, Knowledge and Being. Revista Interdisciplinar de Marketing, 11(2), 92-114.