Resumo

Título do Artigo

FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO WEARABLE DURANTE A GESTAÇÃO: A PROPOSTA DE UMA REDE BASEADA EM VALOR
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Wearables
Monitoramento
Saúde Gestacional

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Allisson Jonathan Marques da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra Funda - São Paulo
2 - Cristiane Drebes Pedron
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

A necessidade por cuidados médicos vem crescendo com maior velocidade do que a oferta, a cada dia tecnologias que possam otimizar a oferta de cuidados médicos são mais necessárias, quando falamos sobre saúde gestacional esse tema ganha ainda mais espaço. O monitoramento da saúde da gestante, principalmente aquelas com uma gestação de risco, é uma das principais formas de diminuir a mortalidade gestacional. Uma das tecnologias que pode auxiliar nesse processo são os dispositivos de monitoramento wearable, já que permitem um acompanhamento contínuo durante a gestação.
Existem muitas vantagens associadas ao uso desta tecnologia, assim como muitas barreiras. O desenvolvimento da ferramenta não é o único desafio existente, sua aceitação por pacientes e profissionais da saúde também é um obstáculo a ser superado. Fazer com que esses aceitem, entendam e usem essas tecnologias é um fator essencial para o sucesso do monitoramento das pacientes. Assim, esta pesquisa tem como objetivo mapear quais são os aspectos que motivam o uso desses wearables de monitoramento tanto por parte dos pacientes quanto dos profissionais da saúde.
A Fundamentação Teórica aborda 3 categorias: (1) Tecnologias na Saúde, explicando como essas podem colaborar com o sistema de Saúde; (2) Monitoramento de Gestantes, abordando quais benefícios e cuidados para essa prática, relacionando esse monitoramento com as tecnologias na saúde; (3) Aceitação de Tecnologias, uma vez que as oportunidades do uso de tecnologia foram apresentadas, essa etapa aborda autores que falam sobre aspectos importante para a aceitação de tecnologias no geral, fazendo uma ponte para as tecnologias wearable de monitoramento.
O estudo se valeu de uma abordagem exploratória e qualitativa, tendo sido realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, já que, não possui embasamento consistente na literatura para o desenvolvimento do tema. Para melhor entender como aumentar a percepção de valor, e a consequente adoção de tecnologias foi utilizado o Value-Focused Thinking (VFT). Essa abordagem permite identificar um conjunto de alternativas de forma que definem os valores relevantes para o usuário, neste caso os médicos e os pacientes. O objetivo é explicar os valores desejados pelos stakeholders.
A análise das 30 entrevistas semiestruturadas, sendo 16 Pacientes (Mães e Gestantes) e 14 Profissionais (Obstetras e Enfermeiras), mostrou que a utilização de um wearable para monitoramento da saúde da gestante passa por diversos valores que se relacionam mas que possuem objetivos principais semelhantes. Esses valores foram cruzados e sua relação e objetivos foram apresentados em um Framework, conforme proposto na metodologia do VFT.
O framework proposto é composto por 23 objetivos meios, que podem ou não se relacionar diretamente, esses geram 3 objetivos fins. Com isso podemos afirmar que os valores percebidos por Médicos e Pacientes quanto ao uso de equipamentos wearables de monitoramento são diversos, mas que tem como objetivo final Maximizar a Qualidade do Pré-Natal, Minimizar Mortes e Minimizar Custos do Sistema de Saúde.
Alves, D., da Silva, É., Honorato, M., & Novaes, M. (2019) Attaran, M. (2021) Collier, A., Morgan, D., Swetenham, K., To, T., Currow, D. & Tieman, J. (2016) Farias, R. (2021) Greenspun, G., Korba, C. & Bandyopadhyay, S. (2011) Keeney, R. L. (1996) Luz, P. (2019) Mezomo, J. (1994) Motta, C., & Moreira, M. (2021) Quintana, Y. & Safran, C. (2015) Senbekov, M., Saliev, T., Bukeyeva, Z., Almabayeva, A., Zhanaliyeva, M., Aitenova, N., Toishibekov, Y. & Fakhradiyev, I. (2020) Sumner, C., Williams, P., Kruger, J., Mahomed, H., & Myers, B. (2019). Tuon, R., Ambrosano, G., Silva, S. & Pereira, A. (2016)