Resumo

Título do Artigo

A Influência do País de Origem na Intenção de Compra: Um Estudo sobre Marketplaces Chineses
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

e-commerce
país de origem
China

Área

Marketing

Tema

Marcas

Autores

Nome
1 - Kaique de Melo Ferreira
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - EACH
2 - Bruna Coicev
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
3 - Júlia Bottoni Corrêa
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
4 - Marcelo Araújo Pereira
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - EACH
5 - Aimãn Ibrahim Mourad
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH

Reumo

O mercado online tem crescido rapidamente ao longo dos anos, acelerado pela pandemia da COVID-19, mas sabe-se que a intenção de compra do consumidor e seu comportamento de compra são influenciados por fatores socioculturais, como país de origem, etnocentrismo e animosidade. Logo, visando à penetração no mercado brasileiro, marketplaces estrangeiros podem encontrar mais barreiras dependendo da sua nação natal.
O objetivo deste trabalho é mensurar a confiança dos consumidores nas plataformas Shein e/ou Ali Express, ambas de origem chinesa, e sua visão sobre o país de origem, bem como qual a influência em relação à sua intenção de compra. Como objetivos específicos, o estudo visa compreender o impacto da variável “país de origem da plataforma” na percepção de qualidade, imagem de marca e confiança pelo consumidor e identificar quais outras variáveis contribuem para a intenção de disposição a comprar em uma plataforma internacional.
O referencial teórico abordou as variáveis propostas neste estudo, como animosidade, etnocentrismo, reputação, confiança do país de origem, confiança na plataforma e intenção de compra.
Marketplaces de origem internacional (sobretudo chineses) possuem particularidades que os consumidores brasileiros enxergam como relevantes no momento da decisão de compra. Cabe à empresa, portanto, aumentar de forma estratégica a confiança em sua plataforma, seja entregando serviços adicionais de seguros ou até mesmo salientando em suas campanhas de marketing. Além disso, o marketplace também deve ser trabalhado em prol de um aumento de confiança.
A pesquisa permite compreender com maior abrangência não só o que impacta a intenção de compra em plataforma internacional, mas também os antecedentes desta. Conforme apresentado, os resultados apontam que os aspectos de animosidade e reputação têm impacto significativo em relação à confiança no país, assim como o etnocentrismo, quando atrelado à economia nacional. Também foi verificado que a confiança no país de origem contribui para aumento da confiança na plataforma, que, por sua vez, impacta positivamente na intenção de compra em relação a esta.
Falahat, M., Lee, Y. Y., Foo, Y. C., & Chia, C. E. (2019). A model for consumer trust in e-commerce. Asian Academy of Management Journal, 24(2), 93-109. Parameswaran, R., & Yaprak, A. (1987). A Cross-National Comparison of Consumer Research Measures. Journal of International Business Studies, 18(1), 35-49. Torres, N. H. J., & Gutiérrez S. S. M. (2007). The purchase of foreign products: the role of firm’s country-of-origin reputation, consumer ethnocentrism, animosity and trust. Nuevas Tendencias en Dirección de Empresas, Disponível em: http://www.eco.uva.es/empresa/uploads/dt_13_07.pdf.