Resumo

Título do Artigo

Jornada do Consumidor Millennials: fatores decisórios no consumo digital de moda
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Marketing Digital
Jornada Online do Consumidor
Millennials

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - João Eduardo Ferraresi Blosfeld
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - DAGEE
2 - Georgiana Luna
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba

Reumo

Na era do marketing digital, os desafios das empresas vão além do processo de entender em que etapa o consumidor se encontra, mas sim, em descobrir quem ele é e como se comporta em sua jornada digital. Neste contexto, uma parcela significativa de consumidores que compram no e-commerce pertencem à geração millennials, uma geração que nasceu entre 1980 e 1995, um período marcado por transformações tecnológicas e sociais. Ao mesmo tempo que as vendas em e-commerce têm apresentado um crescimento contínuo, o consumo online de produtos de moda também demonstra crescimento
Dessa forma, considerando as profundas transformações advindas da era digital, as novas facetas na jornada de compra do consumidor online, o processo de digitalização do consumo, o crescimento do e-commerce de moda, aliada as características do consumidor millennials, esse estudo tem como objetivo compreender os fatores decisórios na jornada do consumidor millennials durante sua trajetória de compra digital de moda.
Para Furlan e Marinho (2013), a utilização das redes sociais no campo empresarial é cada vez maior por parte de corporações que tem como objetivo a fidelização de seus clientes, a atração de novos clientes e se comunicar diretamente com seu público-alvo. Costa (2011) afirma que o diferencial competitivo do varejo de moda está na gestão empresarial e no marketing eficaz, promovendo respostas rápidas às necessidades dos clientes, estoques reduzidos, os sistemas interligados entre clientes e fornecedores, atendimento diferenciado segundo os canais de distribuição.
Para condução da presente pesquisa, foi utilizada uma abordagem quantitativa orientada para criar resultados que possam ser mensurados estatisticamente. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado constituído por perguntas que possuíam uma lógica interna na representação exata dos objetivos e na estrutura de aplicação, tabulação e interpretação.O questionário foi dividido em 3 grupos de questões, primeiramente duas perguntas-filtro à fim de garantir que os participantes da pesquisa atendessem as definições.
Para sintetizar os principais fatores de contato que representam a jornada do consumidor millennials de acordo com os achados dessa pesquisa, os fatores que possuem maior relevância na decisão de compra foram: o preço, a reputação do e-commerce e a segurança no pagamento e dados pessoais. No que tange as características de consumidores millennials, os anúncios em redes sociais estão diretamente conectados a essa geração, visto que esses indivíduos nasceram no começo da internet e foram crescendo com o seu avanço.
O considerável volume de informações disponíveis na internet sobre produtos, opiniões, marcas, lojas online e experiências de consumo mudaram o comportamento do consumidor, transformando sua jornada de compra, que ficou mais complexa. Pois inclui um intenso fluxo de informações sobre produtos e serviços em diferentes canais, adquirindo maior relevância perante as empresas, exigindo qualidade, agilidade e assertividade.
BILGIHAN, A., BARREDA, A., OKUMUS, F., & NUSAIR, K. Consumer perception of knowledge-sharing in travel-related online social networks. Tourism Management, 2016 KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 MALDONADO, M.T. A geração Y no trabalho: um desafio para os gestores. Disponível em: . Acesso em 20 de Julho de 2021.