1 - Rebeca Rodrigues Serafim UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
2 - Samuel Vinicius Bonato UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
3 - Vanessa de Campos Junges UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração / Doutorado Acadêmico
4 - GILNEI LUIZ DE MOURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciencias Administrativas
Reumo
A automatização no atendimento ao cliente no food service vem ganhando mais espaço e conquistando mais clientes. O que antes era uma ferramenta presente apenas no fast food, para que de fato o serviço fosse rápido, hoje está inserido em restaurantes tradicionais, com pratos mais elaborados.
Quais os ganhos da implementação do autoatendimento em pequenos negócios do ramo de food service? Diante disso, o presente estudo tem como objetivo explorar os ganhos da inserção do processo de autoatendimento dentro do contexto do negócio no setor de food servisse de um restaurante na cidade de Rio Grande.
A automação em restaurantes não é uma novidade, pois está presente já há algum tempo, tradicionalmente em restaurantes de fast food onde é importante entregar ao cliente um produto padrão no sabor, na apresentação e no tempo de preparo. Esses conceitos de qualidade vêm se espalhando e se estabelecendo além do ambiente dos restaurantes de fast food.
O presente estudo foi desenvolvido por meio da cronoanálise, técnica que consiste numa ferramenta avançada, utilizada para avaliar os tempos despendidos na realização de operações.
Os resultados obtidos mostram que os três restaurantes se beneficiam em estarem num food hall com atendimento ao cliente automatizado, tanto em termos de economia em contratação direta de mão-de-obra, quanto em fortalecimento de marca, já que as empresas possuem produtos que se complementam ou se mostram como opções de escolha, ampliando a variedade para quem frequenta a casa.
Percebeu-se que os clientes passaram por um processo de serem “educados” para entenderem como lidar com a maneira singular de funcionamento do ambiente e agirem com autonomia nas próximas visitas. Também interessante ressaltar aqui o quanto o serviço de autoatendimento foi aceito pelo público, que demonstrou simpatia pelo autoatendimento e em específico, pelo fato de que essa ferramenta proporciona que o cliente não tenha que passar por mais uma etapa, já no fim da sua experiência: a de ter de esperar pela conta ou de se deslocar até o caixa e efetuar o pagamento.
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