Resumo

Título do Artigo

Apoio à Decisão para Aberturas de Novas Agências - Proposta de um Modelo Construtivista
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Metodologia multicritério para apoio à decisão
Construtivista (MCDA-C)
Cooperativas de crédito, novas agências

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Beatriz Salete Borssoi Grassi
Univel União Educacional de Cascavel - Cascavel/Pr
2 - Juliana Reck Finger
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
3 - Rodinei Rodrigues de Azevedo
HSM Escola Superior de Administração (HSM) - São Paulo
4 - Vinicius Abilio Martins
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Programas de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) e em Administração (PPGAdm)

Reumo

A abertura de novas agências bancárias cooperativas vem ocorrendo em várias regiões, o que exige que os decisores envolvidos nesse processo tenham que tomar decisões, muitas das quais envolvem aspectos subjetivos.
A presente pesquisa tem por objetivo construir um modelo multicritério para apoio à decisão na abertura de novas agências em uma cooperativa de crédito brasileira. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C), que leva em consideração aspectos subjetivos.
Quanto a classificação, esta pesquisa é exploratória, abrangendo um estudo de caso e quanto a abordagem do problema, pode ser classificada como qualitativa. Foram identificados 26 EPAs, sendo 4 deles retirados da pesquisa por repetirem conceitos ou por desenquadrarem do rótulo da pesquisa. Criou-se duas grandes áreas de preocupação, sendo nomeadas de Estrutura e Relacionamento. Formou-se seis clusters e treze subclusters. Ao total foram mensurados treze descritores.
Com a constante abertura de novas agências bancárias cooperativas em diferentes regiões, os decisores responsáveis necessitam tomar diversas decisões para que a abertura proceda da forma mais assertiva possível, visando trazer resultados positivos para seus stakeholders. Este artigo, através da utilização da metodologia MCDA-C, auxiliou os decisores nesse processo. Este estudo iniciou com a contextualização do cenário, definindo quais os atores envolvidos no processo e o rótulo de pesquisa.
Possível a identificação das preocupações existentes no contexto decisório, trazendo uma visão mais ampla dos pontos a serem levados em consideração e o melhor cenário desejado. Foi possível perceber que a metodologia MCDA-C possibilita uma vasta oportunidade de aplicação em diversas áreas e segmentos, onde os decisores são extremamente importantes na construção de todo o processo.
O decisor precisará avaliar todos os aspectos levantados nesse estudo, e outros que poderão surgir conforme região e realidade do momento de abertura de uma nova agência. O esgotamento dos fatos e argumentos da tomada de decisão de abertura de uma agência, não poderão ser superficiais, e sim, em qualquer situação de abrangência, precisarão de análises precisas e alinhadas as práticas de mercado.