Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Autores
Nome
1 - Anderson Soares Lopes UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
Reumo
Este estudo vem tratar de questões que envolvem a hospitalidade, eventos e o covid-19. Espera-se contribuir com o fomento do conhecimento sobre hospitalidade e as interseções com outras áreas de estudo. Para fins desta pesquisa a hospitalidade vem a ser a atividade que se associa a alimentos, bebidas, acomodação (Telfer, 1995) e também aos eventos.
A originalidade e o valor deste estudo apresentam-se por contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acerca da realidade no que se trata da crise de saúde pública gerada pelo COVID-19.
O problema da pesquisa é: qual é o impacto do novo coronavírus nas relações de hospitalidade e nos eventos?
As proposições da investigação são, (P1) apesar de se constituir em um aspecto negativo, o COVID-19 também vem a impactar o setor de eventos; e (P2) o novo coronavírus vem a ser um fator determinante nas relações de hospitalidade entre as pessoas nos eventos.
O objetivo principal da pesquisa é, analisar por meio dos documentos dispostos sobre o novo coronavírus o impacto nas relações de hospitalidade e no setor de eventos.
na Tailândia o setor de eventos e o segmento MICE foi influenciado por várias crises no passado, como por exemplo, a de 11 de setembro de 2001 (Campiranon & Arcodia, 2008). Como reação a esta atividade, as organizações desenvolveram estratégias na busca por entender este mercado e desenvolver estratégias eficazes de segmentação em tempos de crise (Campiranon & Arcodia, 2008). Observa-se que em meio às crises que afetam o setor de eventos e também outros setores torna-se comum surgirem respostas que não são satisfatórias.
Os resultados da pesquisa destacam que a partir do primeiro caso confirmado no Brasil de Covid-19, dia 26 de fevereiro de 2020, até o final da pesquisa, oscilaram bastante o número de notícias sobre este tema. Isto ocorreu nas 4 categorias criadas para desenvolver a pesquisa na forma de informações gerais sobre o vírus, impactos na hospitalidade no setor de eventos para o Brasil, e na hospitalidade no setor de eventos para outros destinos, como também outros assuntos relacionados a este tema.
Desta forma, demonstra-se que as crises alteram o comportamento do mercado e das organizações atuantes no setor de eventos de forma que nem todos os stakeholders desta atividade sintam-se beneficiados, conforme demonstra Campiranon & Arcodia (2008). Ao tratar disto, De Guzman et al., (2020) demonstra o caso dos jovens estudantes da área da hospitalidade que são impactados negativamente a partir dos momentos de crise.
Campiranon, K., & Arcodia, C. (2008). Market segmentation in time of crisis: A case study of the MICE sector in Thailand. Journal of Travel & Tourism Marketing, 23(2-4), 151-161.
De Guzman, A., Bayot, J. M., Javier, N., Liamzon, R. R., & Moralejo, M. A. R. (2020). Understanding Filipino hospitality interns’ expectations and frustrations. Anatolia, 1-15.
Telfer, E. (1995). Hospitableness. Philosophical papers, 24(3), 183-196.