Resumo

Título do Artigo

ROTA CERTA: estruturação e aplicação de um modelo de consulta de alternativas para mobilidade de colaboradores aos locais de trabalho
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Palavras Chave

Roteirização
Transporte de Colaboradores
Algoritmo Genético

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Jéssica Eleta Fernandes Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Valeriana Cunha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

Neste artigo, serão avaliadas três alternativas para deslocamento de colaboradores ao local de trabalho. A análise será feita com base na abordagem de roteirização de veículos (vehicle routing problem - VRP ). O VRP possui diversas variações, uma das mais conhecidas é o problema do caixeiro viajante (travelling salesman problem – TSP) em que, a partir de um conjunto de nós, busca-se percorrer todos eles somente uma vez de modo a minimizar a distância percorrida. Para a resolução desse problema são utilizadas ferramentas de otimização.
O problema detectado nesta pesquisa é a carência de um mecanismo robusto e ao mesmo tempo de fácil utilização e dinâmico que auxilie a tomada de decisão de empregadores acerca da escolha da alternativa de transporte a ser utilizada por seus colaboradores em um determinado contexto, baseando-se na estratégia da empresa. Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo é desenvolver e apresentar um sistema para que empregadores possam consultar os custos de algumas alternativas de mobilidade de colaboradores de suas residências até seus locais de trabalho.
Conforme Souto Maior et al. (2019), os problemas de roteirização podem ser de diferentes tipos: problema com um ponto de origem diferente do ponto de destino; problema com mais de um ponto de destino e de origem e problema com pontos de destino e origem iguais. Desta forma, há métodos específicos para resolver cada um deles. Se a instância do problema for grande, não é possível resolve-lo de forma exata em tempo hábil e é necessário utilizar métodos heurísticos ou meta-heurísticos, como, por exemplo, o algoritmo genético.
De acordo com os objetivos, esta pesquisa é de natureza exploratória-descritiva. Saunders et al. (2012) discutem que este tipo de pesquisa representa um meio de se investigar acerca de um determinado assunto, podendo ser trabalhos precursores ou continuações de outros. A coleta de dados primários deste trabalho se deu por meio de consulta documental. O processamento e análise dos dados coletados foram feitos por meio de métodos quantitativos, especificamente, por meio de algoritmo genético binário.
O sistema “Rota Certa” foi construído em uma planilha Microsoft Excel usando os recursos do Visual Basic For Application (VBA). O VBA é uma linguagem de programação utilizada para automatizar rotinas, realizar cálculos e tornar a experiência de utilização da planilha semelhante à utilização de aplicativos ou sistemas gerenciais mais elaborados. Com o “Rota Certa” será possível escolher a melhor alternativa de transporte dependendo do objetivo do empregador em um determinado momento. Este objetivo pode considerar custo, tempo oua qualidade de vida e a satisfação do funcionário.
Na simulação realizada, o custo foi mais elevado nas duas alternativas distintas do vale-transporte. A alternativa do vale-transporte, além de apresentar o menor custo, ainda possibilita que haja o desconto na folha de pagamento dos colaborares, o que reduz ainda mais o impacto financeiro da alternativa. A simulação foi feita para o caso de todos os funcionários trabalharem presencialmente cinco dias por semana, o que não necessariamente precisa acontecer, especialmente nos dias atuais depois de tantas experiências bem-sucedidas com a necessidade do home-office acarretada pela pandemia.
SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business studies. 6th ed. England: Pearson Education Limited. SOUTO MAIOR, Caio Bezerra; LINS, Isis Didier; MOURA, Márcio das Chagas; SANTANA, Débora Mendonça. Roteirização de veículos para transporte de funcionários: estudo de caso em Pernambuco. XIX Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha – SPOLM, Rio de Janeiro, 2019.