Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DAS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA COM O NOVO CURRÍCULO
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Palavras Chave

Currículo
Educação empreendedora
Estratégias de ensino

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Diego Pereira Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A educação é entendida como o principal caminho para a transformação social, por meio de discussões relevantes à sociedade, proporcionando um ambiente dinâmico e identitário (FREIRE, 2019). Assim, o Projeto de Vida (PV), enquanto componente curricular na educação de Minas Gerais, propõe atividades articuladas entre ensino-protagonismo-mercado de trabalho (MINAS GERAIS, 2020), evidenciando possibilidades voltadas à educação empreendedora, seja por experiências de gestão empresarial ou desenvolvendo habilidades que estimula o protagonismo do estudante para a vida (UNCTD, 2011).
Visto a necessidade de entender o desenvolvimento do componente Projeto de Vida por meio das estratégias de ensino adotadas pelos professores da educação básica e suas possibilidades para práticas de atividades voltadas à educação empreendedora, indaga-se: como o componente curricular Projeto de Vida oportuniza a inserção da educação empreendedora no currículo? Com isso, o artigo apresenta como objetivo compreender como o componente curricular Projeto de Vida pode possibilitar a inserção da educação empreendedora.
Como novo componente curricular presente nos currículos da educação básica no estado de Minas Gerais, o Projeto de Vida está estruturado pelos temas: Identidade, Valores, Responsabilidade Social e Competências para o Século XXI; Sonhar com o Futuro; Sonhar com o Futuro Profissional e Mundo do Trabalho (MINAS GERAIS, 2020). Destarte, a integração dos temas presentes no PV corrobora para o aperfeiçoamento das habilidades e o desenvolvimento de aptidões que possam ser utilizadas pelos estudantes na sociedade (MASCARENHAS, 2015; MORAN, 2018).
A abordagem da pesquisa é qualitativa e com base no objetivo pode-se classificar o presente estudo como exploratório. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado com seis professores de quatro escolas estaduais, nos municípios de Cônego Marinho e Januária, região norte mineira, e a análise de documentos oficiais por meio da pesquisa documental. Para a análise dos dados foi aplicado a análise de conteúdo com a utilização do software NVivo e o Microsoft Excel.
Os professores participantes da pesquisa destacam a importância de estratégias de ensino que resultam em uma maior interação e envolvimento dos estudantes para com as atividades, destacando estratégias como debates, às oficinas, às dinâmicas de grupos e às aulas dialogadas. Assim, Projetos como fábrica de brinquedos com o aproveitamento de materiais recicláveis, e palestras com empreendedores locais se destacam como ações empreendedoras desenvolvidas pelos professores por meio do Projeto de Vida. Isto posto, o PV revela-se oportuno à cultura empreendedora no ambiente interno e à comunidade.
Considerando a experiência docente e os resultados obtidos com o PV, nota-se a identificação e o reconhecimento de atividades empreendedoras que podem ser engendradas com o alinhamento de estratégias de ensino eficazes. Somado a isso, o Projeto de Vida contribui para a cultura empreendedora nas escolas, com destaque para as atividades que colocaram o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. Ao utilizar esse componente alinhadas com a ideia de uma educação empreendedora pode proporcionar aos discentes o desenvolvimento de habilidades e a descoberta de aptidões.
FERREIRA, A. G.; MIGUEL, J. R. A Importância da Educação Empreendedora nos processos de Ensino e Aprendizagem. Revista Multidisciplinar de Psicologia, v. 14, n. 50, p. 331-351, 2020. MASCARENHAS, M. Aula de projeto de vida prepara jovem para desafios. Disponível em: https://porvir.org/aula-de-projeto-de-vida-prepara-jovem-para-desafios/. Acesso em: 03 fev. 2022. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Projeto de Vida - Caderno Orientador Ensino Médio Regular Noturno e Educação de Jovens e Adultos, 2020.