Lean Manufacturing
Fabricação de móveis
Viabilidade técnica
Área
Operações
Tema
Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production
Autores
Nome
1 - Dusan Schreiber UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA
2 - Vilson José Becker UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - NOVO HAMBURGO
3 - Alexandre André Feil Universidade do Vale do Taquari - Univates - Lajeado
Reumo
No segmento moveleiro, considerado um setor com baixo nível de apropriação tecnológica por se tratar de um segmento industrial tradicional, analisar a viabilidade de adoção da metodologia do Lean Manufacturing (LM) e suas ferramentas, pode ser considerado um desafio relevante. LM representa um sistema consolidado, que na sua essência fundamenta a eliminação dos desperdícios que não agregam valor aos processos e consequentemente aos produtos e que pode propiciar o suporte necessário para as indústrias moveleiras para facultar a personalização dos produtos.
O problema de pesquisa que norteou o desenvolvimento do estudo foi: “Quais são as características operacionais de uma empresa de fabricação de móveis, de grande porte, sob a perspectiva de adoção de práticas previstas no âmbito da Lean Manufacturing?”. O objetivo do estudo foi o de caracterizar o conjunto de processos operacionais da empresa escolhida para a análise, como capturar a percepção de gestores de setores operacionais, relacionados com a manufatura, com o intuito de avaliar a viabilidade técnica da adoção de Lean Manufacturing na organização.
Inicialmente apresenta-se texto acerca do mercado moveleiro, para evidenciar a sua relevância para o mercado mundial e nacional, sob a perspectiva de geração de emprego e renda. Se julgou necessário descrever o funcionamento do referido mercado, os principais players e características de consumo. No tópico seguinte realizou-se o detalhamento da filosofia, ferramentas e práticas de Lean Manufacturing, com base em autores tanto seminais, como contemporâneos, destacando os conceitos estruturantes, as práticas, formas de sua operacionalização, vantagens e os possíveis obstáculos à sua adoção.
Foi adotada a estratégia de estudo de caso único, em uma indústria de móveis, de grande porte, localizada na região sul do país. Optou-se pela abordagem qualitativa, por entender que a mesma ofereceu condições mais adequadas para alcançar o objetivo do estudo. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista em profundidade com seis integrantes do universo organizacional, que ocupam cargos de gestão na área de manufatura, observação participante (um dos autores é colaborador da empresa) e levantamento documental. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo.
O teor de entrevistas em profundidade, com seis gestores de setores operacionais da empresa, juntamente com os registros da observação participante e levantamento documental, facultou a identificação de processos da manufatura de móveis, nos quais já foram adotadas algumas das práticas LM e análise de possibilidade de adotar as ainda não operacionalizadas. Os desafios, possíveis obstáculos e dificuldades também foram avaliadas, à luz da literatura revisada.
Evidenciou-se que a empresa reconhece os benefícios do LM, com destaque para a redução de perdas e maximização de resultados. Porém, constatou-se que o conhecimento das técnicas do LM ainda se encontra na fase inicial e não está disseminado entre todos os operadores e lideranças. No entanto, as características operacionais da empresa sugerem que o LM pode contribuir à competividade organizacional e atingir níveis mais elevados de eficiência, porém, é necessário investir em treinamento e capacitação das equipes de trabalho para que isso seja possível.
OHNO, Taiichi. O Sistema Toyota de Produção. Além da Produção em Larga Escala 1ª Ed. Bookman, 1997, 150p.
Furlan, Andrea; Vinelli, Andrea;Dal Pont, Giorgia. Complementarity and lean manufacturing bundles: an empirical analysis, International Journal of Operations & Production Management, 2011, Vol. 31 No. 8, pp. 835-850.
MAWARE, Catherine; ADETUNJI Olufemi. Lean manufacturing implementation in Zimbabwean industries: Impact on operational performance. International Journal of Engineering Business Management . 2019. v11