capacidade absortiva
desempenho organizacional
pequenas e médias empresas (pmes)
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Estratégia de Pequenas e Médias Empresas
Autores
Nome
1 - Graziele Ventura Koerich Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Secretária de Aperfeiçoamento Institucional - SEAI/UFSC
2 - Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Departamento de Administração Empresarial
Reumo
Considerando-se a importância socioeconômica que as pequenas e médias empresas (pmes) exercem no país, mostra-se relevante estudar o fenômeno da Capacidade Absortiva no ambiente peculiar que envolve as pequenas e médias empresas. Não obstante, constata-se que o peso dessas decisões é maior nas pmes, haja vista a escassez de recursos estruturais. Carayannis et al. (2006) chamam a atenção para os desafios econômicos enfrentados pelas pmes, como por exemplo, a crescente competição impulsionada pela globalização, as restrições de financiamento, desenvolvimento de redes com parceiros.
Considerando-se que, Moilanen, Ostbye e Woll (2014) afirmam que as micro e pequenas empresas em países emergentes se configuram como organizações que, dependem fortemente do conhecimento externo com vistas à inovação (ORTEGA-ARGILE'S et al., 2009; RAMMER; SPIELKAMP; CZARNITZKI, 2009), o presente estudo propõe-se a investigar a relação entre a capacidade absortiva e o desempenho organizacional em um contexto de pequenas e médias empresas emergentes. O presente estudo ainda, objetiva aprofundar contribuições sobre a capacidade absortiva neste segmento organizacional.
No atual ambiente dinâmico de negócios é imprescindível que as organizações adquiram e utilizem o conhecimento externo com vistas a estimular a inovação e melhorar o desempenho (ABECASSIS MOEDAS; MAHMOUD JOUINI, 2008, LANE, SALK; LYLES, 2001). Para alcançar isso, as organizações necessitam expandir sua capacidade absortiva de conhecimento (COHEN; LEVINTHAL, 1989, 1990), habilidade que visa proporcionar uma vantagem competitiva (ZAHRA; GEORGE, 2002; JANSEN; VAN DEN BOSCH; VOLBERDA, 2005).
A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo descritivo do tipo levantamento ou survey, com corte transversal. A população alvo da pesquisa foi composta por pequenas e médias empresas emergentes, do segmento do varejo da região da Grande Florianópolis, Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários autoadministrados, respondido pelo principal dirigente das empresas, quando possível, senão, por alguém responsável pelo estabelecimento. Foi considerado uma amostra total de 439 empresas.
O estudo foi realizado com gestores de pequenas e médias empresas varejistas de treze bairros da Grande Florianópolis. Em relação ao perfil dos gestores dos estabelecimentos pesquisados, no que diz respeito ao cargo ou função do respondente, verificou-se, conforme a Tabela 1, que 75,3% caracterizam-se como sócios da organização, seguidos de 19,1% que se caracterizam como dirigentes. A partir desses dados, constata-se que a maior parte dos dados da pesquisa advém de sócios e gestores, expressos por 94,4%, ou seja, por pessoas que possuem uma visão mais completa sobre a organização.
Os achados desse estudo confirmam que a capacidade absortiva exerce um efeito posivito no desempenho organizacional em pequenas e médias empresas emergentes. Os resultados reforçam a constatação de Zahra e George (2002) que para melhorar o seu desempenho, as organizações devem desenvolver e gerenciar todas as dimensões da ACAP simultaneamente. A partir dos resultados obtidos, algumas atividades/rotinas organizacionais podem ser destacadas para que as pequenas e médias empresas emergentes desenvolvam ainda mais a sua capacidade absortiva.
ADAMS, D. R.; FLATTEN, T. C.; BRINKMANN, H.; BRETTEL, M. Consequences and antecedents of absorptive capacity in a cross-cultural context. International Journal of Innovation Management, 20(1), 2016.
AGBEIBOR JUNIOR, W. Pro-poor economic growth: role of small and medium sized enterprises. Journal of Asian Economics, v. 17, n. 1, p. 35-40, 2006.
ALEGRE, J.; SENGUPTA, K.; LAPIEDRA, R. Knowledge management and innovation performance in a high-tech SMEs industry. International Small Business Journal, 31(4), 454 – 470, 2013.