Resumo

Título do Artigo

A TECNOLOGIA BLOCKCHAIN COMO FERRAMENTA PARA A RASTREABILIDADE EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS DO LEITE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão da cadeia de suprimentos
Indústria 4.0
Contratos inteligentes

Área

Operações

Tema

A Tecnologia 4.0 na Estratégia de Operações e no Desenvolvimento de Produtos e Serviço

Autores

Nome
1 - Erik Carlos Ferreira da Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
2 - Rodrigo Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - FACC
3 - Rebecca Impelizieri Moura da Silveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Florestal

Reumo

Devido às extensões das cadeias agroalimentares, contaminações de alimentos locais podem evoluir rapidamente ao ponto de atingirem escalas globais (Fukuda, 2015). Assim, para atender os requisitos de segurança dos produtos, as cadeias agroalimentares necessitam de sistemas de rastreabilidade eficientes para identificar os produtos não conformes (Dabbene, Gay, & Tortia, 2014). Por permitir que diversos participantes na rede acompanhem as informações, a tecnologia blockchain vem se destacando como uma ferramenta para a rastreabilidade em cadeia de suprimentos agroalimentares (Kshetri, 2018).
Levando em consideração os potenciais usos para a rastreabilidade em cadeias de suprimentos agroalimentares, esse trabalho procurou entender quais os benefícios do emprego da tecnologia blockchain como ferramenta para a rastreabilidade em cadeias de suprimentos do leite? Dessa maneira, o objetivo desse artigo foi o de identificar e avaliar quais os benefícios do emprego da tecnologia blockchain como ferramenta para a rastreabilidade em cadeias de suprimentos do leite.
A tecnologia blockchain foi desenvolvida em 2008 e serve como um livro razão distribuído e imutável em que é possível acompanhar todo o histórico de transações até a sua origem. Tem despertado a atenção de empresas em utilizá-la como ferramenta para a rastreabilidade em cadeias de suprimentos, como: as cadeias de transporte de cargas marítimo, de diamantes, de medicamentos (Kshetri, 2018) e em cadeias agroalimentares (Galvez, Mejuto, & Simal-Gandara, 2018; Kshetri, 2018).
Os trabalhos identificados permitiram observar os possíveis benefícios da utilização da tecnologia blockchain como ferramenta para a rastreabilidade em cadeias de suprimentos do leite. Os benefícios puderam ser separados para cada etapa da cadeia, como: para as fazendas, usinas de beneficiamento leite e laticínios, para o transporte e distribuição, atacados e varejos, consumidores, entre outros. Por fim, algumas implicações para a utilização dessa tecnologia no Brasil também são apresentadas.
Os artigos evidenciaram os benefícios do uso da tecnologia blockchain e dos contratos inteligentes para a rastreabilidade em diversas etapas das cadeias de suprimentos do leite, principalmente quando são aplicados em conjunto com os sensores da Internet das Coisas. No entanto, desafios técnicos e de governança decorrentes da imaturidade dessa tecnologia também foram encontrados.
Dabbene, F., Gay, P., & Tortia, C. (2014). Traceability issues in food supply chain management: A review. Biosystems Engineering, 120, 65-80. Fukuda, K. (2015). Food safety in a globalized world. Bulletin of the World Health Organization, 93(4), 212. Galvez, J. F., Mejuto, J. C., & Simal-Gandara, J. (2018). Future challenges on the use of blockchain for food traceability analysis. TrAC - Trends in Analytical Chemistry, 107, 222-232. Kshetri, N. (2018). 1 Blockchain’s roles in meeting key supply chain management objectives. International Journal of Information Management, 39, 80-89.