Caso Curto
Estratégia de Marketing
Composto mercadológico
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Wanderberg Alves Brandao UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Cleysson Ricardo Jordão Braga Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
Reumo
Esta é uma proposta de Caso Curto fundamentada por Silva e Bandeira-de-Melo (2021). Trata-se de uma situação real e pública, vivenciada pela empresa Mc Donald’s, a partir do lançamento de uma linha de sanduíches nomeada de McPicanha. O Caso Curto apresenta o cenário escolhido pela empresa e alguns erros cometidos no processo de divulgação dos produtos, que resultaram na suspensão das vendas. Sendo assim, o dilema é construído a partir da perspectiva de concepção e divulgação de produtos.
- Refletir sobre a importância da gestão de comunicação no âmbito das decisões que envolvem o composto mercadológico e seu alinhamento com outras dimensões que fazem parte do mix de marketing;
- Identificar os efeitos negativos decorrentes de falhas de comunicação com o público-alvo de uma organização e com a sociedade;
- Compreender a importância e a relação da concepção do produto com a comunicação em decisões de marketing;
- Analisar cenários adversos e tomar decisões para diminuir danos à imagem da marca através da adequação de estratégias mercadológicas.
O Caso Curto tem como base um fato real e público. Todos os dados apresentados foram obtidos a partir de fontes secundárias, como reportagens em sites e blogs, e informações complementares extraídas das mídias sociais online.
Sua utilização é indicada para cursos de graduação de bacharelado em Administração e Tecnólogo em Marketing, em disciplinas de Administração de Marketing, Estratégia de Marketing, Composto Mercadológico ou disciplinas com conteúdos correlatos a estas citadas. Inserido neste contexto de aplicação, é esperado que o Caso Curto contribua na construção de competências relacionadas à avaliação de estratégias de marketing e tomada de decisão acerca do composto mercadológico, especialmente no que diz respeito a decisões de produto e comunicação
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
LAS CASAS, A. L. Administração de Marketing: Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
URDAN, F. T.; URDAN, A. T. Gestão do composto de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.