1 - Rodrigo Tetti Garcia ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo
2 - Aline Basani Fundação Instituto de Administração - FIA - São Paulo
3 - Claudio Alves dos Santos Fundação Instituto de Administração - FIA - Alto de Pinheiros
4 - Rodolfo Leandro de Faria Olivo FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - Nações Unidas
Reumo
Este estudo tem por finalidade avaliar o valor da empresa Therpol que desenvolveu um aditivo de origem natural para produção de plástico reciclável.
Considera-se três os métodos como os mais utilizados de avaliação de empresas: fluxo de caixa descontado, múltiplos de variáveis e opções reais.
O estudo traz sua contribuição de aplicação em um caso real para responder a seguinte pergunta: Como apurar o valor de uma empresa brasileira, em início de operação, com alto potencial de desenvolvimento e incerteza, face às alternativas estratégicas e diferentes escalas de crescimento no tempo?
O planeta poderá atingir, já em 2025, mais de 600 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente, um aumento de 50% em relação à produção atual. Apenas 1,28% deste material é reciclado.
O produto investigado é o Therpol, uma inovação sustentável. Trata-se de um termoplástico à base de fonte biorenovável de matéria-prima, a borracha, 100% reciclável, é considerado como parte da 5ª Revolução Industrial.
Tal produto já despertou o interesse de investidores nacionais e internacionais e foram definidas três alternativas estratégicas que serão valoradas e avaliadas.
Uma vez elencadas as alternativas estratégicas, todas contemplando um elevado nível de incerteza e possibilidades, emerge outra variável com grande impacto na valoração do negócio que é o “tempo”, uma vez que para cada fase do negócio pode-se ter diferentes coeficientes de crescimento. Foram estimadas 3 fases de crescimento para cada alternativa estratégica.
Portanto, o desafio que emerge é como apurar o valor de uma empresa brasileira, em início de operação, com alto potencial de desenvolvimento e incerteza, face às alternativas estratégicas e diferentes escalas de crescimento no tempo.
Foram utilizados os métodos de Avaliação de Empresas para valores tangíveis, Múltiplos de Mercado e Fluxo de Caixa Descontado. Além destes métodos, o Therpol apresenta amplo potencial de incremento em seu valor intangível por meio da construção e fortalecimento da sua marca. Acredita-se que a marca Therpol deve ser posicionada como plástico verde, livre de carbono e sinônimo da economia circular. Grande parte de seu valor se deriva de oportunidades incertas de crescimento futuro. Desta forma, torna-se mais desafiador propor resultados empíricos de análise para empresas.
Resultados do Valor pelo método de Múltiplos, através de um “histograma” onde verifica-se o desvio padrão e a probabilidade de dado evento de ocorrer;
Resultados do Valor apurados pelo método FCD, usando simulação de Monte Carlo e apresentado através do histograma do Valor Patrimonial;
WACC apresentado através do Histograma e Diagrama de Tornado, considerando o grau de influência dos fatores que o compõem;
Gráficos de dispersão do resultado do valor apurado de 5000 cenários, que foram simulados e estão dispostos identificando o % de Chance de Sucesso.
Escolhas de alternativas estratégicas face a diferentes cenários de crescimento.
Dar clareza à quantidade de incerteza (risco/volatilidade) do valor da empresa e quais os fatores que contribuem para esse risco e com isso ter um conjunto de ações que possam garantir o sucesso do empreendimento.
A título de recomendação criação do valor da marca Therpol e geração de alto valor intangível sobre o negócio, recomenda-se que a empresa destine entre 0,5% e 1% de seu faturamento líquido para as iniciativas de construção e fortalecimento da marca.