lógica institucional
inovação colaborativa
metassíntese de casos
Área
Estudos Organizacionais
Tema
Simbolismos, Culturas e Identidades
Autores
Nome
1 - ROBSON DE CASTRO FERREIRA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Formiga
2 - Mozar Jose de Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Ppga
Reumo
Nos últimos 30 anos as instituições públicas e privadas de pesquisa, bem como as empresas, sejam nacionais ou internacionais, estão enfrentando novos desafios institucionais e organizacionais. Estudos têm mostrado que nas décadas de 80 e 90, as transformações socioeconômicas e tecnológicas abrangentes têm obrigado os governos a reformularem suas políticas para o setor público de pesquisa. Em oposição a esta realidade a competitividade entre os mercados tem exigido uma crescente busca por inovação como meio de manutenção e crescimento das empresas e consequentemente das economias dos países.
O conceito de logica institucional pode contribuir consideravelmente para a compreensão de criação e implementação de inovação colaborativa, inovação aberta ou ecologia de inovação. Porém, o desafio é o número de participantes, a heterogeneidade de componentes incluídos, suas relações e suas interações dinâmicas e inesperadas” (Hanseth e Lyytinen 2010). Para isso este artigo lança mão da abordagem de (Hultin L, M¨ahring M T2014) da lógica institucional como um enquadramento metateórico e multinível o que facilita a análise das interrelações entre atores heterogêneos, como instituições, indivíd
Na da teoria institucional acentua-se os estudos do institucionalismo sociológico, ou organizacional cuja perspectiva das lógicas institucionais destaca-se como uma importante corrente, (Motke,Ravanello e Rodrigues, 2016). No entanto (Thornton, Ocasio, 2008) ressaltam que o conceito de lógica institucional, ainda, carece de melhor definição e suporte analítico, buscando facilitar a operacionalização empírica. De acordo com a nova vertente da lógica institucional, ao mesmo tempo em que as lógicas moldam a compreensão dos atores daqueles comportamentos considerados significativos, elas, também,
Para a condução deste artigo optou-se pela utilização da metassíntese de estudos de caso qualitativos, especificamente utilizou-se o modelo proposto (Hoon, 2013). Os estudos de caso tendem a permanecer isolados, trabalhos autônomos com sua potencial vantagem cumulativa para o avanço do conhecimento no campo sendo negligenciado. Para esta autora, a metassíntese de estudos de casos tem objetivo a construção de teoria, seu refinamento ou sua ampliação da base teórica existente. Trata-se de uma alternativa metodológica que visa extrair, analisar e sintetizar evidências qualitativas para construir
Chama a atenção entre os casos, o fato que na construção da inovação colaborativa, vem se delineando uma tendência de uma instituição de coletividade entre os atores, que pode ser observado nos trabalhos pela definição de conceitos como lógica comunitária (Zorina, A., & Dutton, WH 2021), lógica de colaboração e lógicas “aninhadas” (Kallman, M., 2019), o Estado aparece como aquele que pela sociedade (coletividade) assume o risco de financiamento da inovação por estar blindado da necessidade do lucro, presente na lógica do mercado, com isso sendo um vetor estruturante da construção da inovação c
Esta metassíntese se propôs analisar como os tipos de lógicas institucionais se apresentavam e impactavam a construção e condução da inovação colaborativa. Assim chegou-se as seguintes conclusões: primeiro que a teoria sobre lógica institucional abarca de maneira satisfatória a compreensão da dinâmica da inovação colaborativa; segundo que ao acompanhar a dinâmica da construção da inovação colaborativa por meio das lógicas institucionais, percebeu-se um viés para a construção das lógicas sob uma ótica coletiva conforme demonstrado do tópico anterior; terceiro ponto da nossa conclusão é que es
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