Resumo

Título do Artigo

MENTALIDADE GLOBAL FRENTE ÀS CATÁSTROFES DO DERRAMAMENTO DE ÓLEO E DA COVID-19 NA REGIÃO DE PORTO DE GALINHAS-PE
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Mentalidade global
Empreendedor internacional
Catástrofe

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - ADRIANA MIRELLY SILVA SPINDOLA CORREIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur/UFPE)
2 - Yákara Vasconcelos Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Em cenários complexos e em constante mudança, a mentalidade global (MG) tornou-se um diferencial competitivo para as organizações. Não há um consenso da definição do termo de mentalidade global (BAO; YIN, 2020), mas se observa que possui relação com know-how, capacidades e atitudes como elementos necessários no enfrentamento de desafios na condução de organizações globais (EGEL; FRY, 2017). Desenvolvê-la colabora na obtenção de uma performance empresarial acima da média.
Este estudo teórico-empírico tem o objetivo de analisar como a mentalidade global influencia as ações estratégicas adotadas pelos empreendedores internacionais dos hotéis e pousada localizados em Porto de Galinhas-PE, e no entorno, frente às catástrofes do derramamento de óleo e da Covid-19.
A mentalidade global é um tema em expansão, cuja difusão internacional é uma realidade (ANDRESEN; BERGDOLT, 2017). O assunto foi citado inicialmente por Howard Perlmutter, que é referência nesse campo de investigação (NEVES; TOMEI, 2016). Bao e Yin (2020) postulam que a MG é composta por três elementos, a saber: orientação global, conhecimento global e habilidades globais. Portanto, a MG é analisada sob a ótica de Bao e Yin (2020). Seu conceito definido por Andresen e Bergdolt (2017) que a reconhece como a competência do gestor para atuar de forma eficaz em cenários de negócios complexos.
Como estratégia, o estudo de múltiplos casos foi adotado. Foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa em que documentos foram selecionados e entrevistas semiestruturadas realizadas com dirigentes, gestores das empresas e representantes da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGACVB) que experenciaram a crise pandêmica iniciada em março de 2020 causada pela COVID-19 e o derramamento de óleo ocorrido no segundo semestre de 2019.
Como resultado deste estudo, constatou-se que a proatividade, orientação global e o network são os aspectos da MG presentes nas quatro empresas analisadas e que influenciam a diferenciação, estratégia empresarial implementada nos meios de hospedagem, e que a proatividade da mentalidade global (MG) está presente entre eles. Essa relação entre diferenciação e proatividade não é relatada na literatura, mas nesta pesquisa essa conexão foi considerada como uma descoberta.
A premissa de que MG influencia as estratégias desenvolvidas pelos empreendedores internacionais dos hotéis e pousadas localizados em Porto de Galinhas - PE e entorno frente às catástrofes do Óleo e da Covid-19 foi confirmada. Ademais, lacunas são identificadas que podem ser preenchidas por meio do desenvolvimento de pesquisas futuras sobre a influência da Mentalidade Global Corporativa (MGC) na formação de estratégias empresariais em organizações de segmentos econômicos diversos.
ANDRESEN, M.; BERGDOLT, F. A systematic literature review on the definitions of global mindset and cultural intelligence: merging two different research streams. The International Journal of Human Resource Management, v. 28, n. 1, p. 170-195, 2017. BAO, Y. J.; YIN E. Global mindset and the performance of Chinese firms. Front Manage Bus, v. 1, n. 1, p. 24-39, 2020. EGEL, E.; FRY, L. W. Cultivating a Global Mindset Through Being-Centered leadership. In: NEAL, J. Handbook of Personal and Organizational Transformation. United States: Springer International Publishing, 2017.