Resumo

Título do Artigo

Cidades Sustentáveis e a ISO 37120 para o Desenvolvimento Sustentável na Região Centro Sul do Paraná: um estudo comparativo da visão dos Munícipes
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cidades sustentáveis
ISO 37120
Desenvolvimento Sustentável

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Silvio Roberto Stefani
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO - Guarapuava
2 - Luciane Jose da Luz Zaias
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Santa Cruz - Guarapuava
3 - Sonia Raifur Kos
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro - Oeste - Campus Santa Cruz - Guarapuava-PR
4 - Marcelo Fernando Viante
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Estudos estimam um aumento da população em 60% até 2030 e 70% até o ano de 2050, o que representa mais de 9,8 bilhões de habitantes em todo o mundo (Agência Brasil, 2017). Esse crescimento pode indicar que o número de pessoas vivendo em áreas urbanas poderá ser ainda maior. A preocupação com o desenvolvimento sustentável em todos os lugares do planeta tem sido bastante difundida ao longo dos anos, isso pode ser percebido em diversos estudos e políticas públicas (Agenda 2030, 2016; Aina, 2017).
O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar os indicadores da ISO 37120 (CS) nas cidades de Prudentópolis e Guarapuava, inseridas na região Centro Sul do Estado do Paraná, a partir da percepção dos munícipes. A questão de pesquisa foi: os municípios de Prudentópolis e Guarapuava possuem indicadores positivos na ISO 37120 para serem consideradas cidades sustentáveis?
O crescimento urbano cada vez maior pode gerar um alto consumo de energia, poluição da água e do ar, degradação ambiental, habitação e condições precárias de trabalho, bem como a desigualdade social (Bibri, 2018a; Raspotnik, Ragnhild & Herrmann, 2020); com isso as cidades sustentáveis e inteligentes estão investindo cada vez mais em sistemas de inovação e políticas públicas voltadas à qualidade de vida de sua população.
Os sujeitos da pesquisa foram os munícipes residentes da cidade de Prudentópolis e da cidade de Guarapuava, estado do Paraná, maiores de 18 anos. O questionário estruturado (Survey) on-line foi composto por 66 questões sobre os diversos indicadores na ABNT NBR ISO 37120:2017 de Cidades e Comunidades Sustentáveis, que estabelece 100 aspectos, divididos por 16 Temas (ABNT, 2017). A escala utilizada foi a likert de 1 a 5 (Discordo Totalmente a Concordo Totalmente), além do perfil dos respondentes. Na cidade de Prudentópolis, obteve-se um total de 238 respostas e 345 em Guarapuava.
Ao analisar as correlações existentes, a correlação mais forte encontrada na pesquisa da cidade de Prudentópolis foi de 0,845 (entre Q44 e Q45), que trata dos indicadores da seção de Resíduos Sólidos e dos serviços de coleta de lixo regular e reciclável. Já na cidade de Guarapuava, o estudo demonstrou que a correlação mais forte encontrada foi de 0,859, que apresenta dois indicadores da seção de Educação da Norma, que abordam a qualidade dos ensinos fundamentais e médios dentro do município.
Os municípios possuem diversos indicadores positivos, porém não podem ser consideradas cidades plenamente sustentáveis na visão dos munícipes pesquisados, pois diversos indicadores tiveram uma percepção negativa. Esses indicadores negativos poderiam ser utilizados a fim de influenciar projetos públicos e privados visando a qualidade de vida, redução da pobreza, melhoria da educação, geração de empregos e renda para a população, entre outros objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 nas respectivas cidades.
ABNT NBR ISO 37120 (2017). Desenvolvimento sustentável de comunidades – indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida, p. 87, ISO, 2017. Agenda 2030. Transformando nosso mundo: A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 2016. Aina, Y. A. (2017). Achieving smart sustainable cities with GeoICT support: The Saudi evolvingsmart cities. Cities 7i: Elsevier, p. 49–58. OECD (2021). A Territorial Approach to the Sustainable Development Goals in Paraná, Brazil. OECD Regional Development Papers, No. 17, OECD Publishing, Paris. Disponível em: https://doi.org/10.1787/a24b52a5-en