incubadoras de empresas
natureza jurídica
empreendedorismo
Área
Empreendedorismo
Tema
Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco
Autores
Nome
1 - ROCHELLE MONTEIRO BRITO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - PROGRAMA DE POS GRADUACAO EM ADMINISTRACAO
2 - Alan Ferreira de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administracão
Reumo
Este trabalho analisa as diferentes fontes de recursos, sua natureza jurídica e como esses elementos influenciam a forma de ação e os resultados das incubadoras de empresas de base tecnológica. Para isso toma-se como elemento empírico para estudo as incubadoras da cidade de Manaus. A tese que guia esta indagação é que as diferentes naturezas jurídicas das instituições que abrigam as incubadoras implicam em formas atuação singulares, evidenciando diferenças nas metodologias, nos resultados e nas conexões com o ecossistema de inovação ao qual estão inseridas.
Analisando a literatura referente às IEBTs na cidade de Manaus, observa-se que nenhum dos trabalhos produzidos relatam as diferentes formas de atuação dessas incubadoras, resultando numa carência de estudos que abordem as diferenças existentes em incubadoras que estão sediadas em instituições de natureza jurídica diferentes.Este trabalho de pesquisa, tem como objetivo analisar como as diferentes fontes de recursos financeiros das IEBTs implicam em formas de atuação ao processo de incubação e de suporte as empresas incubadas relacionam com o desempenho das empresas incubadas.
Para melhorar a compreensão e favorecer as análises aqui empreendidas este discorre-se sobre questões pertinentes a compreensão do objeto, abordando o empreendedorismo, Startups, os ecossistemas de inovação, as diferenças entre incubadoras e aceleradoras, as características das incubadoras e suas fontes de financiamento. Depois são apresentados os métodos empregados na coleta e análise de dados e as discussões dos resultados e, por fim, as conclusões do trabalho.
A metodologia classifica-se por sua natureza aplicada, é descritiva e exploratória, e realizada por meio de procedimento de estudo de caso, com abordagem qualitativa dos dados. As três incubadoras de base tecnológica que constituíram a pesquisa estão localizadas na região de Manaus, sendo elas: Incubadora da Universidade do Estado do Amazonas -InUea - vinculada a uma Universidade Pública, Incubadora do INPA- vinculada a um Instituído de Pesquisa, e o Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial – de personalidade jurídica independente e privada.
Duas das três incubadoras estudadas, possuem vínculo com universidade ou centro de pesquisa.Em relação ao capital financeiro para as empresas, observa-se que ocorre a utilização de recursos públicos e privados, sendo que boa parte dos recursos públicos advém de projetos submetidos a editais públicos.A falta de independência financeira é citada como maior desafio pelas incubadoras,no estudo ficou demonstrado que a principal dificuldade encontrada pelas incubadoras diz respeito à captação de recursos substanciais para o desenvolvimento das empresas incubadas.
Os resultados deste estudo mostram que as conexões com atores dos ecossistemas são importantes para gerar informações e recursos cruciais para as incubadoras e, de modo conclusivo, a natureza jurídica gera influência na forma de funcionamento, pois determina as fontes de recursos, compromisso institucional e as conexões realizadas com os atores do ecossistema de inovação local.
ANPROTEC. Parques Tecnológicos no Brasil: Estudo, Análise e Proposições. In: Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas., 18., Brasília, 2008. Anais[...]. Brasília, Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011
BERGEK, A.; NORRMAN, C. Incubator best pratice: A framework. Technovation, v. 28, n.1-2, p. 20-28, 2007. BRUNEEL, T.; et al. The evolution of business incubators: comparing deme e supply of business incubation services across different incubator generations. Technov