Conflito Rússia-Ucrânia
Transmissão de volatilidade
Mercado de commodites
Área
Agribusiness
Tema
Gestão de Risco e Comercialização Agrícola
Autores
Nome
1 - Daniel Henrique Dario Capitani UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
2 - Luiz Eduardo Gaio UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
Reumo
O efeito de contágio e a transmissão de volatilidade entre os mercados é um fenômeno comum no mundo globalizado. Essa interdependência dos preços tende a se elevar ainda mais nos períodos de crise financeira. Um pico de volatilidade em um determinado mercado se dissipa para os demais em fração de segundos, contagiando toda a cadeia. Nos mercados agrícolas também não é diferente. Recentemente a invasão da Rússia na Ucrânia mostrou esse fenômeno, principalmente no mercado de petróleo e grãos, onde os países são importantes players globais.
A questão que se busca investigar é: Como se comportaram os mercados de grãos e petróleo após a invasão na Ucrânia? Para responder isso, o estudo teve por objetivo avaliar os potenciais efeitos do conflito Rússia-Ucrânia no aumento nas volatilidades dos preços de commodities no mercado internacional e sua relação com as volatilidades dos preços de commodities agrícolas no Brasil. Especificamente, se propõe a analisar a transmissão de volatilidade entre os retornos dos preços do petróleo, trigo, milho e soja no mercado externo com os retornos dos preços de soja, milho e trigo no Brasil.
Diferentes estudos têm analisado o aumento na volatilidade das commodities agropecuárias nas últimas décadas (Wright, 2011; Trujillo-Barrera et al., 2012) e, recentemente, ao longo da pandemia da COVID-19 (Wang et al., 2020; Hung, 2021; Borgdards et al., 2021). Muitos destes estudos estão focados em mercados emergentes, uma vez que fortes oscilações nesses preços podem incorrer em inflação e afetar o bem-estar social (Acemoglu et al., 2003). Além disso, muitas vezes decorrem de crises internacionais, piorando os efeitos econômicos, sobretudo nos países desenvolvidos (Frenk; Turbeville, 2011).
Para análise dos resultados foi considerado os preços diários dos mercados físicos e futuros de milho, trigo e soja, e preços futuros de petróleo. Os preços agrícolas consistem nos preços futuros da Chicago Mercantile Exchange (CME) e os preços físicos Brasil baseados nos indicadores de preços do Cepea/Esalq/USP. Para analisar o transbordamento (spillover) e o contágio na volatilidade entre os mercados o estudo foi realizado seguindo a metodologia de Akhtaruzzaman et. al. (2021). Considerou-se o modelo bivariado DCC-GARCH (1,1) proposto por Engle (2002).
Em suma, os resultados revelam que o nível de dependência entre os mercados, estimados pela correlação condicional variam bastante no tempo. A alta da correlação no período de conflito confirma a existência de contágio financeiro entre os mercados de commodities. A transmissão do transbordamento (spillover) da volatilidade dos retornos, na maioria dos casos analisados, foi maior no período do conflito da Rússia-Ucrânia. Há uma transmissão dos choques nesse período, principalmente para os mercados internacionais de commodities, em especial com relação aos preços do petróleo.
Os resultados convergem com os poucos estudos que já analisaram tal relação no mercado internacional de commodities, sendo importantes direcionadores para o entendimento da recente escalada de preços e custos agrícolas no Brasil e no mundo. Ainda que em caráter preliminar, contribui, portanto, como um estudo inédito nesta temática na literatura nacional, podendo ser aprimorado e incorporar novas variáveis para análise.
Akhtaruzzaman, M., Boubaker, S., Sensoy, A. (2021). “Financial contagion during COVID-19 crisis” Finance Research Letters. 38: 101604. doi: 10.1016/j.frl.2020.101604
Trujillo-Barrera, A., Mallory, M., Garcia, P. (2012). “Volatility Spillovers in U.S. Crude Oil, Ethanol, and Corn Futures Markets”. Journal of Agricultural and Resource Economics. 37(2): 247-262. doi: 10.22004/ag.econ.134275
Wang, Y., Bouri, E., Fareed, Z., Dai, Y. (2022). “Geopolitical risk and the systemic risk in the commodity markets under the war in Ukraine”. Finance Research Letters. 22: 103066. doi: 10.1016/j.frl.2022.10306