Governança dos países
Rentabilidade
Valor de mercado
Área
Finanças
Tema
Governança Corporativa, Risco e Compliance
Autores
Nome
1 - Dermeval Martins Borges Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
2 - Aloísio Pereira Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Câmpus Santa Mônica
3 - Luciana Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
Reumo
Pode-se dizer que há um consenso na literatura quanto aos efeitos que o ambiente no qual a organização está inserida exerce em suas atividades. Dentre os elementos que compõem o ambiente organizacional está o contexto regional. A despeito da relevância do contexto regional para a compreensão das organizações, o tópico ainda se mostra pouco explorado. Observa-se, portanto, uma lacuna na literatura no que diz respeito ao estudo de elementos regionais e seu impacto no desempenho econômico das firmas.
Esta pesquisa é norteada pelo seguinte problema: qual a relação entre a qualidade da governança ao nível país e o desempenho econômico da firma? Como objetivo geral, pretende-se examinar a relação entre a qualidade da governança ao nível país e o desempenho econômico da firma. Para atingir o objetivo geral, têm-se como objetivos específicos: i) examinar o efeito da qualidade da governança dos países na rentabilidade das firmas; e ii) examinar o efeito da qualidade da governança dos países no valor de mercado das firmas.
Nos últimos anos, pesquisas têm se interessado no papel das instituições na determinação do desempenho da empresa e do país. O ambiente institucional de um país determina em parte o seu desenvolvimento econômico, bem como o comportamento e desempenho das firmas. O estado do ambiente de negócios, definido de uma forma mais ampla como características do sistema legal, regulatório, financeiro e institucional, é um fator determinante no desempenho da firma.
A amostra contou com dados de 2.511 empresas de nove países distintos no período de 2009 a 2018, os quais totalizaram 15.981 observações empresa-ano. Foram utilizados modelos de regressão linear múltipla para analisar a relação entre os índices de governança ao nível país e o desempenho da firma. A qualidade de governança dos países é medida com base nos indicadores de governança estimados pelo Banco Mundial, conforme seis aspectos: voz e accountability, estabilidade política e ausência de violência, eficácia governamental, qualidade regulatória, estado de direito e controle da corrupção.
Os principais resultados mostraram que os indicadores de governança possuem relação positiva e estatisticamente significativa com a performance das firmas analisadas. Os achados foram robustos para ambas as medidas de desempenho consideradas.
Desta forma, esta pesquisa fornece evidências de que o ambiente de governança no qual as firmas estão inseridas influencia o seu desempenho, sugerindo que o conhecimento por parte dos gestores a respeito do ambiente organizacional específico de regiões ou países é importante no processo de decisões corporativas no que se refere a escolha do ambiente de negócios em que a firma desenvolve suas atividades e objetivos corporativos.
BANCO MUNDIAL. Worldwide Governance Indicators. 2021. Disponível em: . Acesso em 26 de mai. 2021.
GORDON, E. A.; GREINER, A.; KOHLBECK, M. J.; LIN, S.; SKAIFE, H. Challenges and opportunities in cross-country accounting research. Accounting Horizons, v. 27, n. 1, p. 141-154, 2013.
KAUFMANN, D.; KRAAY, A.; ZOIDO, P. Governance matters. World Bank Policy Research. Working paper, n. 2196, 1999.