Resumo

Título do Artigo

A INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL COMO ELEMENTO DE FOMENTO AO RESULTADO DAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cadeia de suprimentos
Redes organizacionais
Comportamento Organizacional

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Edson Carli
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Higienópolis

Reumo

Com a automação de processos nas cadeias de suprimentos e a adoção de práticas globais, a geração de vantagem competitiva tornou-se um desafio. Assim, organizações investem na melhoria do negócio através da capacitação no que se refere aos níveis de adaptação e resiliência, gerando estudos sobre a inteligência emocional como competência de gestão. Contudo, a tratativa das emoções tem se mostrado insuficiente, carecendo da apresentação de comportamentos observáveis. Este artigo estuda a aplicação da inteligência comportamental na criação de valor e seu impacto na criação da vantagem competitiva
A cadeia de suprimentos é composta da troca de informações entre seus componentes, todavia é mantida através do estabelecimento de compromissos, governança, ética e acima de tudo pelo relacionamento entre as partes, possuindo componentes intangíveis como adaptabilidade, flexibilidade, reconhecimento e valorização, aferidos por comportamentos observáveis. Exercer os comportamentos adequados ao ambiente gera credibilidade, reduzindo incertezas e custo de transação. Neste contexto, a inteligência comportamental pode ser determinante na melhora da performance da cadeia de suprimentos.
Organizações que combinam pesquisa, desenvolvimento, indústria, logística e comercialização possuem cadeias de suprimentos complexas, assíncronas e plurais, tendo como característica a ação humana nos compromissos, com impacto direto no lead time e custos de transação. Os baixos níveis de automação requerem a iteração humana visando o respeito aos compromissos e construção da credibilidade. A situação problema está relacionada com os efeitos da percepção de credibilidade através de comportamentos observáveis e seus impactos na sustentação das transações ao longo da cadeia de suprimentos.
Aplicação do framework de inteligência comportamental com seus pressupostos e barreiras sobre o grupo gestor da organização, remodelando os comportamentos observáveis para a criação de elementos de reconhecimento, valorização e credibilidade os quais supriram as lacunas e incertezas nos processos da cadeia de suprimentos permitindo a rápida expansão dos negócios com custos competitivos e menor lead time.
Redução do tempo de lançamento de novos produtos, ampliação do modelo de representação em novas localidades e países, redução do ciclo de MTO e otimização do escoamento dos itens no processo MTS, zerando os índices de devolução de produto acabado, o que ofereceu uma ampliação do Ebitda na ordem de doze vezes em quatro anos de aplicação. Redução a zero do turnover gerencial e executivo mantendo a normalidade da governança e gestão.
Este trabalho contribui para a compreensão do processo de mensuração e aplicação do behaviorismo como ferramenta de gestão, demonstrando através de estudos aplicados como o uso de comportamentos modelados e observáveis atuam na construção de credibilidade, reduzindo incertezas e assim otimizando indicadores da cadeia de suprimentos e os custos de transação. Ao mesmo tempo eleva os estudos que se limitam ao uso da inteligência emocional como formador do elemento humano. Doravante, se pode evoluir na construção de indicadores apurados para análise do que se entente como aspectos intangíveis.