Revisão de literatura
Preferências
Decisão de compra
Área
Marketing
Tema
Comportamento do Consumidor
Autores
Nome
1 - André Luiz Neves UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras-MG
2 - Daniel Carvalho de Rezende UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
Reumo
Estudiosos da área de cultura do consumo têm percebido o gosto como um construto fundamental para a compreensão do comportamento do consumidor. A evolução das pesquisas no campo do consumo demonstra a busca contemporânea em compreender ações, objetos e fazeres, envolvidos na construção do gosto. Sendo assim, trata-se de oportuna intenção de pesquisa entender como o campo de pesquisa está estruturado e quais os métodos, estratégias e ferramentas de pesquisa já foram utilizados para compreender a formação do gosto no contexto de consumo.
Devido à importância do estudo do gosto dos consumidores para a compreensão do consumo, sobretudo pelo fato de o gosto representar a maneira pela qual os indivíduos escolhem e se relacionam com objetos e atos de consumo, configura-se a seguinte questão de pesquisa: como a formação do gosto tem sido estudada, ao longo dos anos, pelo campo de pesquisa? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar os principais estudos realizados no contexto do consumo que tratam da formação do gosto dos indivíduos.
Busca-se cada vez mais o entendimento aprofundado dos fenômenos de consumo e seus significados, visto que o consumo desempenha um papel importante e simbólico na forma como os indivíduos se comunicam, criam identidade e estabelecem relacionamentos entre si. Um caminho de compreensão do consumo se dá pelo estudo do gosto dos consumidores. Dessa forma, explorar como se dá a formação do gosto no contexto de consumo pode auxiliar os pesquisadores a compreender como a estrutura social generativa do gosto opera no cotidiano, criando significados.
O estudo caracterizou-se por uma revisão integrativa de literatura, tendo as recomendações teórico-metodológicas de Torraco (2016) como guia para a boa consecução do trabalho. Foram analisados 67 artigos relacionados ao tema, encontrados na base de dados Web of Science. Com a análise dos artigos selecionados buscou-se apresentar as características dos estudos, bem como a evolução das pesquisas através de uma escrita clara, concisa e compreensível acerca do desenvolvimento do campo de estudo sobre a formação do gosto no contexto do consumo.
Com o estudo foi possível constatar “movimentos” e interesses de pesquisa. Os principais temas, ou objetos de estudo, tem sido: alimentação, música, relações sociais, bebidas, moda, espacialização, e consumo cultural. O predomínio de estudos empíricos foi perceptível. Também foi observada a superioridade de estudos qualitativos. Já em relação à fundamentação teórica, a multiplicidade de conceitos e teorias utilizadas nos estudos acaba promovendo um certo isolamento das diferentes pesquisas. Ainda, poucos estudos buscaram gerar uma teoria mais ampla, que alcançasse outros contextos de pesquisa.
Arsel, Z., & Bean, J. (2013). Taste regimes and market-mediated practice. Journal of Consumer Research, 39(5), 899-917.
Douglas, M., & Isherwood, B. (2021). The world of goods. Routledge.
Kassarjian, H. H., & Goodstein, R. C. (2010). The emergence of consumer research. The SAGE handbook of marketing theory, 59-73.
Ponte, L. F., & Campos, R. D. (2018). Taste transformation in the context of social mobility. BAR-Brazilian Administration Review, 15.
Torraco, R. J. (2016). Writing integrative literature reviews. Human resource development review, 15(4), 404-428.