Resumo

Título do Artigo

PAPÉIS DA MÉDIA GERÊNCIA NO PROCESSO DA ESTRATÉGIA – UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA A PARTIR DE WOOLDRIDGE ET AL. (2008)
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Palavras Chave

Média gerência
Processo estratégico
Stakeholders

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Regina Celia Zimmermann da Fonseca
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
2 - Bruno Henrique Rocha Fernandes
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Escola de Negócios

Reumo

Wooldridge et al. (2008) apresentaram o estado da arte da pesquisa da Média Gerência (MG) na perspectiva estratégica: antecedentes, processos e resultados. Num mundo de organizações globais, onde tecnologia e facilidade de locomoção mudaram controles e níveis de autonomia, os papéis estratégicos da MG foram transformados e evoluem juntamente com as organizações. A MG vem lidando com questões mais complexas, menos recursos, orientação a clientes e a stakeholders, nas organizações contemporâneas e precisa equilibrar demandas sociais com a lógica de lucros, mantendo a flexibilidade operacional.
Qual tem sido o papel da MG na estratégia nas organizações contemporâneas? Na busca por maior competitividade; transformação digital; pandemia e isolamento social; sustentabilidade e satisfação de stakeholders; questiona-se: Como o framework proposto por Wooldridge et al. (2008) poderia refletir os papéis estratégicos da MG frente a este contexto, em uma visão de processos e além do desempenho econômico? Este artigo tem o objetivo de revisar a literatura da área e atualizar o framework, propondo novas categorias de resultados: efetividade operacional e de satisfação dos stakeholders.
Abordagem da perspectiva da MG nos processos estratégicos (Wooldridge et al., 2008) com luz nos fundamentos da teoria dos papéis (Kahn et al., 1964). A MG tem papéis ambíguos e complexos, são chave para a mudança (Tabrizi, 2014), precisam ter criatividade, são responsáveis diretos pelo aumento da produtividade, resolução de problemas, resultados operacionais, comunicação entre escalões e a satisfação dos funcionários. Com iniciativas de melhoria continua (MC) / Lean Manufacturing (LM) e abordagem de stakeholders (Mair, 2017) a MG pode realizar resultados além de econômicos.
Uma forma das organizações evoluírem é através de programas de MC/LM, com iniciativas que podem ser descendentes e estarem alinhadas com a estratégia deliberada, ou ainda serem fomentadas através de iniciativas autônomas e emergentes promulgadas pela MG nas operações. As vantagens são criar valor para o cliente e eliminar desperdícios em processos operacionais, ter um modelo de negócios eficiente, eficaz e sustentável. Pesquisadores na área da qualidade já apontaram que modelos de gestão centrados na MC, impulsionam a estratégia da empresa e podem ter consequências para todos os stakeholders.
O framework de Wooldridge et al. (2008) atualizado observa o contexto atual, demandas das organizações contemporâneas e papéis da MG. Foram inseridas duas novas categorias de resultados: efetividade operacional e satisfação dos stakeholders. O desempenho organizacional é um conceito multidimensional (Venkatraman & Ramanujam, 1986) e na abordagem inicial do framework estava centrado apenas em desempenho econômico. A atualização do framework veio também a preencher uma lacuna, pois a relação entre resultados intermediários e desempenho econômico não estava bem explicada no modelo original.
Mair, J. (2017). Middle managers and corporate entrepreneurship: Unpacking strategic roles and assessing performance implications. In: Handbook of Middle Management Strategy Process Research. Edward Elgar Publishing. Rouleau, L., Balogun, J., & Floyd, S. W. (2015). Strategy-as-practice research on middle managers’ strategy work. Cambridge University Press. Wooldridge, B., Schmid, T., & Floyd, S. W. (2008). The middle management perspective on strategy process: Contributions, synthesis, and future research. Journal of Management 34 (6), 1190–1221.