Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DO DESIGN SPRINT EM UM PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO ABERTA NA MINERAÇÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Mineração
Sprint de inovação
Inovação aberta

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Marcelo Eustáquio Hamanaka Silva
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP - Piracicaba - SP
2 - Maria Lucia Granja Coutinho
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade
3 - Alexandre Mendes da Silva
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - HIGIENÓPOLIS

Reumo

O objetivo desse trabalho é descrever o processo de aplicação do Design Sprint para solucionar um problema dentro do processo de Filtragem da Pelotização de uma empresa mineradora. Os impactos técnicos da solução permitiram reduzir o tempo de exposição dos operadores em até 50%, além do ganho secundário de eficiência operacional na diminuição do tempo de resposta do monitoramento da variável de umidade da Filtragem em até oito vezes. Como conclusão deste trabalho foi evidenciado os benefícios do emprego dessa metodologia ágil para gerar, testar e validar soluções para desafios da mineração.
A área industrial impactada pelo projeto dentro da cadeia produtiva da mineração foi a de filtragem de uma planta de pelotização. A pelotização consiste em transformar minério de ferro concentrado em pelotas, que são pequenas esferas aglomeradas desse material obtidas por meio do processamento térmico. Dentro desse processo existe um subprocesso chamado Filtragem, que recebe como insumo o minério de ferro concentrado e diluído em fase líquida, e retira a água dessa polpa até chegar à faixa de interesse de 8% a 10% de umidade (VALE, 2022b).
Em 2020, o principal problema enfrentado pela Filtragem era a existência do maior número de funcionários operacionais diretos realizando atividades de inspeção e manutenção que ocupavam em média 87% do seu Full-time Equivalent (FTE), indicando o tempo de exposição do operador aos riscos operacionais dentro da sua jornada de trabalho. Outro problema mapeado foi a ineficiência no monitoramento da umidade do produto, que é a principal variável do processo da Filtragem, e que demora aproximadamente quatro horas para ser informada.
Usar a ferramenta Design Sprint para resolver um problema de segurança e eficiência operacional e de segurança nas plantas de Pelotização.
Os resultados atingiram os objetivos e expectativas criadas pela mineradora, sendo o principal deles a redução de até 50% do FTE dentro da área da filtragem de pelotização com a implementação do protótipo validado no Sprint, além de ganhos secundários como redução do tempo de resposta do monitoramento de umidade em até oito vezes e das atividades de inspeção dos filtros, monitoramento da eficiência por equipamento dentro do processo da filtragem, e não mais por um conjunto de equipamentos e consequente aumento da controlabilidade do processo e da produtividade.
Os resultados obtidos nesse estudo podem ser aplicados a outras plantas industriais e por outras empresas com o mesmo perfil da estudada por este trabalho.