Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UMA PROPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS DE FINANÇAS PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
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Palavras Chave

Educação Empreendedora
Finanças Empreendedoriais
Empreendedorismo

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Ricardo Gastardeli Yamamoto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
2 - Edson Ricardo Barbero
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Mestrado em Administração de Empresas

Reumo

O Empreendedorismo é importante pilar da economia, pois exerce papel de agente influenciador na solução de problemas.Uma vertente importante do tema tem sido a investigação acerca da educação orientada à atividade empreendedora, sendo comum a associação entre ensino, formação de empreendedores e o desenvolvimento socioeconômico dos países. A educação empreendedora é, assim, tema de constante debate. Mais especificamente, destaca-se que o ensino de Finanças para empreendedores é uma das vertentes mais relevantes.
Embora já exista consenso sobre a importância do ensino de finanças para a educação empreendedora, a literatura existente não tem dado suficiente atenção ao tema. Pesquisas sobre Finanças voltadasnà formação empreendedora são bem mais escassos. Busca-se responder ao seguinte questionamento: quais os conteúdos de Finanças são considerados por especialistas das áreas de Finanças e Empreendedorismo como relevantes à educação empreendedora em nível de graduação? A partir dos resultados obtidos, almeja-se esboçar uma tipologia de conteúdos de Finanças voltada à formação empreendedora.
Tem se tornado evidente o fomento do Empreendedorismo e que a educação empreendedora cresce em todo o mundo com uma variedade de práticas pedagógicas. Na literatura internacional, Anderson, Envick e Roth (2003) propuseram uma lista de 30 tópicos de Finanças, comumente abordados em cursos universitários. Glackin, Byrd e Phelan (2016) avaliaram o ensino de Finanças em 151 instituições de ensino relacionadas à formação em negócios e propuseram uma tipologia de tópicos de Finanças voltada à educação empreendedora.
Quanto aos procedimentos, o estudo é caracterizado como de levantamento ou questionário qualitativo. Em relação às fontes de informação, a pesquisa se caracteriza como de campo. Para este estudo, optou-se pela amostragem não aleatória e por conveniência, visando aumentar a taxa de resposta, restringindo-se ao universo de profissionais reconhecidos como especialistas. Para tanto, foi utilizada a técnica de pesquisa Delphi.
Os resultados da segunda e ultima rodada do Delphi mostraram que os dois tópicos que figuraram entre os mais relevantes na primeira fase: "Capital de giro" e "Gerenciamento e projeção de fluxos de caixa" permaneceram em destaque, havendo inclusive aumento na pontuação média atribuída pelos especialistas, ambos com elevação de um ponto cada. Para além desse estudo, existe uma forte convergência que os dois tópicos são de fato os mais relevantes para a realidade empreendedora.
Em linha com os achados disponíveis na literatura, este estudo capturou, por meio dos comentários dos especialistas, que a relevância do tópico é explicada pelo fato da compreensão do ciclo operacional e financeiro serem pilares de qualquer negócio, mas para empreendedores, que geralmente contam com baixa disponibilidade de recursos, torna-se ainda mais determinante. De acordo com alguns respondentes, apesar de parecer um assunto já amplamente debatido, muitos empreendedores não têm noção do que seja efetivamente capital de giro e sua importância para os negócios no cotidiano das operações
AACSB International - The Association to Advance Collegiate Schools of Business.. AACSB International, 2016 ASTEBRO, T., & CHEN, J. The Entrepreneurial Earnings Puzzle: Mismeasurement or Real? Journal of Business Venturing, 29(1), pp. 88-105, 2014 CABALLERO, S. B., TERUEL, P. J., & SOLANO, P. M. Working capital management, corporate performance, and financial constraints. Journal of Business Research, 67(3), pp. 332-338., 2014 outros