Fuzzy TOPSIS
Requisitos de Software
Decisão Multicritério
Área
Artigos Aplicados
Tema
Operações
Autores
Nome
1 - Tainara Silva Novaes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus Curitiba - Rebouças
2 - Viviane Ruotolo UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus Curitiba
3 - Dahan Poiel Lima Schuster UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Centro
4 - Lucyano Campos Martins INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO) - Palmas
5 - Francisco Rodrigues Lima Junior UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Escola de Gestão e Economia - Campus Curitiba
Reumo
A priorização de requisitos de software ajuda a obter um sistema com escala menor de requisitos, boa qualidade, redução de custos e aumento da satisfação do cliente. Essa priorização é frequentemente abordada na literatura como um problema de tomada de decisão multicritério. Ainda que existam vários estudos que proponham modelos multicritério para auxiliar na priorização de requisitos de software, por meio do levantamento bibliográfico realizado pelo presente estudo, constatou-se a ausência de trabalhos voltados para priorização de requisitos de software de apoio à decisão multicritério.
Softwares de apoio à decisão multicritério são ferramentas importantes para apoiar gestores em processos decisórios inerentes a diversas áreas da gestão empresarial. Diante do crescente aumento de uso das técnicas fuzzy em artigos acadêmicos e na área empresarial, um grupo de pesquisadores iniciou o desenvolvimento de um software de decisão multicritério, que permitirá automatizar a aplicação do método Hesitant Fuzzy Linguistic TOPSIS. Essa demanda parte da escassez de softwares de apoio à tomada de decisão multicritério capazes de apoiar decisores em situações de hesitação.
Diante da oportunidade de criar um novo software para suprir essa lacuna, surgiu a necessidade de estabelecer as funcionalidades e outras características técnicas desejáveis a este sistema. Nesse contexto, o presente estudo apresenta uma aplicação do método Fuzzy TOPSIS para realizar a priorização dos requisitos desse novo software de apoio à tomada de decisão multicritério. A aplicação foi apoiada pela norma ISO/IEC 25000 (Requisitos e Avaliação de Qualidade de Sistemas e Software) e buscou auxiliar a equipe na definição das características que irão compor a primeira versão do sistema.
A intervenção proposta por este estudo é baseada em modelagem e simulação computacional. Os requisitos do novo software e seus respectivos pesos foram definidos por três pesquisadores do projeto. Os dados coletados desses decisores foram inseridos no modelo computacional Fuzzy TOPSIS para obter o ranqueamento segundo o nível de prioridade global de cada requisito. Os resultados da aplicação foram analisados pelos decisores, que então definiram quais requisitos serão considerados na implementação computacional da primeira versão do software de apoio à decisão multicritério.
Os requisitos indicados como prioritários foram aqueles relacionados a funcionalidades essenciais do software, como permitir o uso de critérios qualitativos (R2) e qualitativos (R3), e possibilitar a atribuição de pesos aos critérios (R1). O requisito R7 também se destacou, demonstrando a importância de o software ser autoexplicativo em relação ao seu uso e de orientar os decisores em relação a cada etapa de aplicação. Os requisitos com menor se refere a tolerância a falhas caso haja interrupção do servidor WEB e permitir a avaliação de critérios quantitativos utilizando valores numéricos.
A principal contribuição social está no apoio à priorização dos requisitos de um novo software de tomada de decisão. Com base no levantamento bibliográfico realizado, pode-se afirmar que o presente estudo é o primeiro a aplicar uma técnica multicritério para realizar a priorização de requisitos de software de apoio à decisão multicritério. O modelo implementado pode ser adaptado e reutilizado por outros pesquisadores e gestores. Os procedimentos metológicos adotados podem ser replicados em aplicações futuras que envolvam a priorização de requisitos de software.