Resumo

Título do Artigo

CULTURA ORGANIZACIONAL NAS UNIVERSIDADES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cultura Organizacional
Ensino Superior
Desempenho de Docentes

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Iasmin Ribeiro Diniz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras-MG
2 - Nísia Maria Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - José de Arimatéia Dias Valadão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração Pública

Reumo

As universidades podem ser compreendidas como organizações que possuem estruturas administrativas, metas a cumprir e recursos para gerenciar. Nesse sentido, elas possuem muitas características que são direcionadas para a realização de seus processos institucionais, como é o caso da cultura organizacional. Porém, ainda que presente na grande maioria das organizações, esse conceito de cultura organizacional não é destacadamente estudado na perspectiva das universidades.
Observando essa lacuna de pesquisa, foi realizado este trabalho visando responder ao seguinte problema de pesquisa: como a literatura científica têm evidenciado o desenvolvimento da cultura organizacional nas instituições de ensino superior? Em que o objetivo geral é compreender como a literatura científica têm evidenciado o desenvolvimento da cultura organizacional das instituições de ensino superior.
O estudo da cultura organizacional nas universidades permite que essas instituições garantam sua sobrevivência e adaptação ao meio em que se encontram, promovendo e garantindo as mudanças necessárias (CASTILLO; HEREDIA; CUMBÁ, 2021). Para que haja um processo de melhoria contínua no fortalecimento de sua cultura, é necessário traçar estratégias institucionais que promovam o seu desenvolvimento. As universidades são organizações complexas com estrutura pouco formalizada e mecanismos de controle fracos, o que faz com que a cultura universitária precise de atenção especial (SPORN, 1996).
Nos resultados foi identificado que o instrumento de avaliação da cultura organizacional (OCAI) é o método mais utilizado para pesquisar a cultura organizacional em universidades. Por meio deste instrumento, a cultura é dividida em quatro tipos diferentes: hierarquia, clã, mercado e adhocracia. Nas análises dos trabalhos do banco de dados, observa-se também que a cultura hierárquica é a mais comum dentro das instituições de ensino superior, sendo baseada em controle, eficiência, consistência e confiabilidade, onde as lideranças são rígidas e toda informação é passada de cima pra baixo.
Foi observado durante o desenvolvimento da pesquisa, que a cultura organizacional está presente em todas as universidades. Os aspectos individuais de cada instituição vão apoiar o desenvolvimento do tipo de cultura que se sobressai, permitindo a identificação das características de cada cultura, compreendendo a relação que os funcionários têm com a cultura e como ela afeta o cotidiano da universidade e o desempenho dos docentes. Além disso, a cultura organizacional também influencia nos valores da organização e de seus funcionários, e nas regras e nas normas estabelecidas por suas lideranças.
CASTILLO, A.; HEREDIA, R.; CUMBÁ, P. The organizational culture in the improvement of the management process of higher education institutions. EduSol. Guantánamo. v. 20, n. 73, p. 1-12, 2020. SPORN, B. Managing university culture: An analysis of the relationship between institutional culture and management approaches. Higher Education. v. 32, n. 1, p. 41-61, 1996.