Resumo

Título do Artigo

DECENTRALIZED AUTONOMOUS ORGANIZATION: ANÁLISE DE SUA PRODUÇÃO CIENTÍFICA À LUZ DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS E DA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Decentralized autonomous organization
Análise de redes sociais
Revisão sistemática da literatura

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - Piauí
2 - Rosany Corrêa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Campus Parnaíba

Reumo

Na economia de plataforma e.mergente, as tecnologias blockchain estão remodelando a economia digital. Além disso, a desintermediação e a descentralização abriram novos caminhos para organizações de plataforma e mecanismos de gerenciamento e, com isso, instigaram o conceito de DAO - Decentralized Autonomous Organization. Por conseguinte, o crescente interesse no desenvolvimento da DAO mostra que a tecnologia blockchain tem o potencial de reformar os negócios e a sociedade.
Quais as redes sociais formadas e a produção científica do tema Decentralized Autonomous Organization divulgada nos periódicos científicos indexados na base de dados EBSCO? O objetivo do estudo será: investigar as redes sociais formadas e a produção científica do tema Decentralized Autonomous Organization divulgada nos periódicos científicos indexados na base de dados EBSCO.
A DAO é uma empresa virtual com regras de governança especificadas no blockchain, que foi desenvolvida para atuar como um fundo virtual de capital de risco, executando contratos para financiar vários projetos e obter lucros em troca. A DAO permite transparência e interações seguras entre participantes autônomos oferecendo tokens para investidores cujos recursos são usados para aplicar em projetos, podendo obter a posteriori retornos sobre estes.
Alex Norta foi o autor mais profícuo; ACM Computing Surveys foi a revista científica que conseguiu agregar mais autores; as instituições: EDHEC Business School, Jiaotong University, University of New Mexico e Soochow University ficaram em relevo; os países: EUA, China, Taiwan e França ficaram em evidência; (vi) blockchain, governance, smart contracts, decentralized finance, investment, cryptocurrencies e distributed ledger technology foram as palavras-chave mais relevantes; os temas mais abordados foram: blockchain e governança; e as redes sociais one-mode ficaram todas com baixa densidade.
Conclui-se de maneira geral uma visão panorâmica do tema DAO na literatura científica internacional, emergindo sua produção científica por meio da formação das redes de colaboração e, mediante uma revisão sistemática de literatura, contribuindo assim para gerar dados, informações e conhecimentos contemporâneos sobre a DAO, podendo com isso auxiliar no surgimento de novos estudos similares a este, e, ou sobretudo, na criação de insights para o alargamento da produção de pesquisas científicas sobre a DAO e seus temas correlatos.
Dwivedi, V., Norta, A., Wulf, A., Leiding, B., Saxena, S., & Udokwu, C. (2021). A formal specification smart-contract language for legally binding decentralized autonomous organizations. IEEE Access, 9, 76069-76082. Dwivedi, V., Pattanaik, V., Deval, V., Dixit, A., Norta, A., & Draheim, D. (2021). Legally enforceable smart-contract languages: a systematic literature review. ACM Computing Surveys, 54(5), 1-34. Eshuis, R., Norta, A., & Roulaux, R. (2016). Evolving process views. Information & Software Technology, 80, 20-35.