Tripé da estratégia
Produção científica
Análise de redes sociais
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Estratégia Internacional e Globalização
Autores
Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - Piauí
2 - Rosany Corrêa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Campus Parnaíba
Reumo
O Tripé da Estratégia é composto por três vertentes teóricas do campo do saber da estratégia, são eles: Visão Baseada da Indústria (VBI), Visão Baseada em Recursos (VBR) e Visão Baseada nas Instituições (IBV) (Rodrigues, Vasconcellos & Nunes, 2022), as quais manifestam concomitantemente, os fatores da indústria, a força institucional (Peng, Wang & Jiang, 2008), e a capacidade e os recursos competitivos da organização no contexto das economias de mercados emergentes.
Quais as redes sociais formadas da produção científica do tema “Tripé da Estratégia” divulgada nos periódicos científicos indexados na EBSCO e na SPELL? E o objetivo foi: Investigar a formação das redes sociais da produção científica do tema “Tripé da Estratégia” divulgada nos periódicos científicos indexados na EBSCO e na SPELL.
Para ajudar na escolha de estratégias competitivas de empresas, e, em seu posicionamento em economias emergentes, tem-se a perspectiva do Tripé da Estratégia, que foi proposto por Peng, Wang e Jiang (2008) há mais de uma década, sendo assim considerado uma nova teoria (Maclennan & Oliva, 2016). O Tripé da Estratégia é alicerçado em três vertentes conceituais da administração estratégica as quais examinam as influências da indústria, a interação das instituições e as capacidades e recursos da empresa (Peng, Wang & Jiang, 2008).
Os principais resultados deste estudo enfocam: Peng, Mike W. foi o autor mais profícuo e central. As universidades de Missouri e Xi'an Jiaotong foram as mais influentes. Os periódicos científicos mais relevantes foram: International Business Review e Journal of International Business Studies. A palavras-chave mais visualizada foi internationalization. Os temas mais publicados e, consequentemente os mais centrais foram: Internacionalização e Empresas de mercados emergentes.
Conclui-se que o referido estudo investigou a produção científica do tema Tripé da Estratégia por meio da formação das redes sociais dos atores, manifestando assim informações e conhecimentos em estado da arte, contribuindo para o maior aprofundamento, saber, difusão e socialização deste assunto na literatura científica nacional brasileira e internacional.
Maclennan, M. L. F., & Oliva, F. L. (2016). Strategy Tripod empirical instrumentalization: analysis of weaknesses and opportunities. Revista de Negócios, 21(2), 38-50.
Peng, M. W., Wang, D. Y. L., & Jiang, Y. (2008). An institution-based view of international business strategy: a focus on emerging economies. Journal of International Business Studies, 39(5), 920-936.
Rodrigues, G. Z., Vasconcellos, S. L. de, & Nunes, M. P. (2022). Tripé da estratégia: o papel dos agentes institucionais no processo de internacionalização. Internext, 17(1), 81-104.