Alinhamento estratégico
Gestão Estratégica
Tecnologia da Informação
Área
Artigos Aplicados
Tema
Estratégia
Autores
Nome
1 - Sidney Verginio da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração
Reumo
Este trabalho apresenta os resultados de um novo estudo sobre o nível de alinhamento entre TI e negócios, em duas cooperativas agropecuárias. Estas, foram estudadas no ano de 2017 para averiguar este nível de alinhamento, e agora, apresentam-se novos resultados após um período de mudanças e correções implantadas. No estudo anterior, foram encontrados vários problemas que culminaram com um baixo alinhamento estratégico de tecnologia da informação. Com isso, ações foram propostas e executadas, sendo que uma nova análise se fez necessária para identificar as melhorias alcançadas.
A partir da necessidade de aprimoramento da gestão de TI de duas cooperativas agropecuárias, foi realizado um estudo para diagnosticar o nível de alinhamento estratégico de TI existente nestas duas organizações. As cooperativas estudadas localizam-se em duas cidades distintas do estado de Minas Gerais. O estudo ocorreu no segundo semestre do ano de 2021. Após identificação do cenário, as cooperativas realizaram diversas ações para melhorar seu processo de planejamento estratégico, com principal desafio de integrar a tecnologia da informação neste planejamento.
As duas cooperativas apresentavam um cenário de crescentes investimentos em recursos de TI nos últimos anos, sobretudo implantação de novos softwares, sem que, no entanto, isso resultasse em vantagem competitiva. As duas organizações implantaram portais de serviços a seus cooperados, o que levou a um alto investimento em recursos tecnológicos. Também se destacam o uso de sistemas legados, constantes incidentes de segurança e queixa, por parte da gestão, de que os resultados não refletem os investimentos realizados.
Foi realizada identificação do nível de alinhamento estratégico utilizando o Modelo Operacional de Alinhamento Estratégico de Brodbeck (2001). As variáveis deste modelo podem apresentar resultados baixo, parcial e alto, em virtude da presença ou ausência de ferramentas, processos e tecnologias relacionadas a cada uma das variáveis. Ao identificar o cenário, foram propostas ações para correção dos erros e melhoria do alinhamento entre TI e negócios.
A Cooperativa A mostrou grande evolução ao longo do tempo, aprimorando seus processos de gestão e promovendo ainda mais o alinhamento estratégico de negócios. Isso se refletiu em aumento da lucratividade, aumento do número de cooperados, novos produtos e serviços, implantação de novos sistemas de informação e maior satisfação da gerência. A Cooperativa B ainda não conseguiu elevar seu nível de alinhamento estratégico. A gestão da TI ainda tem pouca participação na estratégica da organização, atuando como mera expectadora das estratégias criadas.
Este estudo contribui para as discussões sobre a urgente necessidade de um alinhamento total entre planejamento estratégico de negócios e Tecnologia da Informação e ainda para ajudar a preencher a lacuna existente sobre adoção de uma TI estratégica em organizações do agronegócio, principalmente em cooperativas agropecuárias. O uso de um modelo de alinhamento estratégico se mostrou muito vantajoso, uma vez que apresenta as variáveis que devem ser pensadas ao se estabelecer um plano de negócios e um plano de TI.