Resumo

Título do Artigo

O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, O CORAÇÃO NÃO COMPRA: O CASO DA PREMIUM MOTORS
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Posicionamento de marketing
Concessionária automotiva
Luxo

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Guilherme Henrique Vieira Noveletto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BC
2 - Jailson Lana
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - ITAJAÍ
3 - Raul Beal Partyka
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP
4 - João Roberto Rocha Lemos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - São José

Reumo

Este caso retrata uma situação real da concessionária automotiva Premium Motors diante de um reposicionamento estratégico. Gerência e diretoria discutem formas de minimizar os impactos da pandemia pela COVID-19 no número de vendas. A situação apresenta a possibilidade: entrar em um novo segmento de produto.
Este caso para ensino tem como objetivo impulsionar a reflexão sobre a formulação do reposicionamento estratégico de uma concessionária automotiva de luxo. Portanto, como fazer com que os consumidores entendam corretamente o novo posicionamento?
Os dados para construção deste caso para ensino foram coletados por meio de fonte primária, sendo duas entrevistas semiestruturadas: i) com o diretor e ii) gerente do grupo.
O caso é estruturado para possibilitar a reflexão e ensino das estratégias de marketing, tendo cada aluno a possibilidade se colocar no papel dos gestores da empresa. O caso torna-se ferramenta para fomentar o conhecimento, desde a implantação até a gestão do reposicionamento estratégico. Assim, as notas de ensino oferecem direcionamentos de como o docente pode usar o caso de ensino com seus alunos, de graduação e pós-graduação, em disciplinas relacionadas à estratégia e marketing.
Aaker, D. A. (2007). Construindo marcas fortes. Porto Alegre: Bookman. Furrier, M. T. (2008). Posicionamento e reposicionamento de marcas. In: Serralvo, F. A. (org.). Gestão de Marcas no contexto brasileiro. São Paulo: Saraiva. Keller, K. L. (2003). Brand synthesis: The multidimensionality of brand knowledge. Journal of Consumer Research, 29(4), 595-600. Pappu, R. & Quester, P. G. (2016). How does brand innovativeness affect brand loyalty? European Journal of Marketing, 50(1/2), 2-28.