Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)
Autores
Nome
1 - SÉRGIO ADRIANY SANTOS MOREIRA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP)
2 - Rafael Garcia Sousa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - fearp
3 - Silvia Inês Dallavalle de Pádua UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP
Reumo
O ensino de BPM enquanto disciplina agregada ao currículo das faculdades pode integrar os estudantes a um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico na visão de processos de negócios (LEVKOVSKYI et al., 2021; DE MOURA et al., 2021; KUNDU e MAJUNDAR, 2020). Dessa forma, Bandara et al. (2020) e Levkovskyi et al. (2021) abordam como os novos modelos de negócios têm sido moldados e transformados por tecnologias destrutivas, requisitando que as faculdades incorporem em seus currículos metodologias de gerenciamento de processos de negócios para preparar os futuros profissionais para o mercado.
Esta pesquisa visou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais os principais desafios e dificuldades enfrentados no processo de ensino-aprendizagem em Business Process Management (BPM)? Em vista disso, o presente estudo propõe um modelo conceitual qualitativo que relacione as Dimensões do ensino de BPM com seus respectivos autores. Para isso foi realizada uma revisão sistemática da literatura, que identificou os desafios e dificuldades durante o processo de ensino-aprendizagem de BPM no intuito de aperfeiçoar a gestão ponta-a-ponta em processos de negócios.
As organizações precisam evoluir para o gerenciamento de processos, tendo uma visão holística dos negócios, focado nos processos de ponta-a-ponta a fim entregar valor ao cliente (SEETHAMRAJU, 2012; VOM BROCKE et al., 2014; AHMED e VAN LOOY, 2020; VAN LOOY, 2021 e BANDARA et al., 2021). Esforços para compreender o BPM têm sido realizados no intuito de aproximar a academia do contexto empresarial (DE MOURA et al., 2021). Porém, o ensino de conceitos de processos e as formas adequadas para transmitir as ideias de BPM são ainda desafiadores (BANDARA et al., 2010 e SEETHAMARAJU, 2012).
Foi observado que as 10 dimensões centrais se apresentam como possíveis soluções às barreiras para a consolidação do conhecimento em Business Process Management (BPM) e por isso deveriam ser priorizadas nos programas de ensino das universidades. Tais dimensões necessitam ser discutidas e refletidas como boas práticas para o ensino de BPM. Adequações precisam ser efetuadas nos currículos de BPM nas faculdades, tendo em vista a visão holística de BPM, para que universidades e escolas de nnegócios não percam qualidade no ensino lecionando BPM de maneira isolada ou puramente conceitual.
Foi feita uma revisão sistemática da literatura com o objetivo propor um modelo conceitual qualitativo com as 10 Dimensões relacionadas aos principais desafios e dificuldades do processo de ensino-aprendizagem de BPM. Este estudo se mostrou complementar às ideias de Hrabal (2021) averiguando desafios e dificuldades que possam provocar implicações práticas e sociais no ensino de BPM. Além de agregar Dimensões conceituais no ensino de BPM aos estudos de Bandara et al. (2021) e de Beverungen et al. (2021) que convidam novos pesquisadores a impulsionar estudos futuros sobre a disciplina de BPM.
BANDARA, Wasana et al. Business process management education in academia: Status, challenges, and recommendations. Communications of the Association for Information Systems, 2010.
SEETHAMRAJU, Ravi. Business process management: a missing link in business education. Business Process Management Journal, 2012.
VAN LOOY, Amy. A quantitative and qualitative study of the link between business process management and digital innovation. Information & Management, 2021.
VOM BROCKE, Jan et al. Ten principles of good business process management. Business process management journal, 2014.