Desempenho Econômico-Financeiro
Matriz Energética
Energia Eólica
Área
Artigos Aplicados
Tema
Gestão Financeira e Contábil
Autores
Nome
1 - Gina Soraya da Silva UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
2 - Paulo Henrique Vieira Gomes UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Centro de Comunicação e Gestão - CCG
3 - Alexandra Alencar Siebra UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
4 - Alessandra Varela Ponte UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
Reumo
Ao longo dos últimos anos, o Brasil vem adotando a utilização de princípios contábeis aceitos internacionalmente, visando uniformizar os dados contábeis constantes nas demonstrações financeiras. Com essa evolução, a correta interpretação e análise de indicadores econômicos e financeiros poderá ajudar as Companhias a adequar melhor as suas disponibilidades de caixa, gerir adequadamente o seu endividamento e medir com mais precisão a lucratividade da Companhia, gerando com isso, valor aos acionistas e ao mercado em geral.
A análise de indicadores econômicos e financeiros se torna ainda mais desafiadora em setores da economia ainda pouco explorados e que não apresentam ainda um histórico regulatório robusto. O setor de energias renováveis, notadamente o setor de energia eólica, se desenvolveu rapidamente no Brasil nos últimos anos, muitos investidores internacionais e nacionais, grandes grupos empresariais apoiados por governos estaduais e pelo governo federal, apostaram na energia limpa, abundante e ilimitada proveniente dos ventos, principalmente em áreas subdesenvolvidas, gerando desenvolvimento e renda.
Os dados econômicos e financeiros provenientes do setor de energia eólica são recentes, ficando restrito a grandes grupos empresariais listados em bolsa, a correta interpretação de índices de liquidez, de rentabilidade e de endividamento ajudará na real interpretação dos números do setor e sua capacidade de se manter em evolução e de geração de recursos para a sociedade.
Nesse estudo, buscou-se investigar a seguinte questão: Qual a situação financeira e econômica de três empresas de energia eólica listadas na B3 nos exercícios de 2019 a 2021?
O objetivo geral da pesquisa é analisar a situação econômica e financeira de Companhias abertas do setor de energias renováveis, notadamente empresas que atuam com energia proveniente dos ventos, energia eólica. Todas as Companhias analisadas estão listadas na bolsa oficial de valores do Brasil, a chamada B3 – Brasil, Bolsa e Balcão. A análise abrange os exercícios de 2019 a 2021 e foi baseada em informações extraídas das demonstrações financeiras auditadas de cada Companhia, analisando especificamente os indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento.
Após análises, foi possível aferir a atual situação financeira e patrimonial de cada Companhia analisada, as características dos seus indicadores, sua rentabilidade, endividamento e geração de caixa operacional e as similaridades e diferenças entre os resultados de cada Companhia analisada.
Essa pesquisa tem por finalidade fomentar o debate e novas pesquisas acerca das análises de indicadores econômicos de empresas de energia eólica listadas em bolsa de valores, bem como fomentar a discussão sobre as comparações entre as empresas analisadas e seus indicadores econômicos.