1 - Joacil Carlos Viana Bezerra UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
Reumo
O caso retrata a situação de uma empresa que começou a funcionar em 2007 comercializando carnes e derivados. Os empreendedores Eduarda e Leonardo resolvem ser sócios e contrataram uma franquia. De início o empreendimento não prosperou, mas depois virou referência no mercado pessoense, Ante o sucesso do empreendimento, partir para um modelo próprio passa a ser pensamento constante na cabeça de Eduarda mas não é totalmente aceito por Leonardo. Assim, surge o dilema: expandir a empresa para outros bairros da cidade usando a marca da franquia ou criar uma marca própria?
A utilização deste caso, objetiva a discussão, reflexão e análise dos discentes frente ao contexto apresentado. Enseja-se que o debate do caso possa fazer com que os discentes identifiquem ou desenvolvam as seguintes competências:
a) Compreender o comportamento dos empreendedores;
b) Visualizar as vantagens e desvantagens de continuar franqueado ou de lançar marca própria;
c) Ampliar a capacidade argumentativa a partir de suas decisões; e
d) Relacionar as perspectivas teóricas e pedagógicas com as perspectivas dos negócios.
FONTES DE DADOS
Os dados foram coletados por meio de entrevista com Eduarda e Leonardo. Os dados da franquia e do mercado de franquias foram coletados nos sites abaixo:
https://www.frigotil.com.br/
https://grupoclaudino.com.br/empresa/frigotil/
https://www.abf.com.br/franchising-fatura-r-185-bilhoes-em-2021/
https://www.abf.com.br/com-faturamento-de-r-185-bilhoes-franquias-superam-perdas-de-2020-e-crescem-107-em-2021/
http://abiec.com.br/brasil-promove-carne-brasileira-no-mercado-arabe/
Acessados no dia 03 de junho de 2022.
O caso poderá ser aplicado com discentes de graduação em Administração, em disciplinas de Empreendedorismo ou Estratégia. Poderá ainda ser parte de alguma disciplina em curso de Publicidade e Propaganda no desenvolvimento de uma marca própria, por exemplo. No contexto da Pós-Graduação, poderá ser utilizado em cursos de gestão que tenham como foco o estudo das estratégias de expansão de empresas ou conteúdos isolados em cursos de especialização em Administração ou Marketing. Destaca-se, também, a possibilidade de uso em cursos técnicos ou de formação profissional.
Baggio, A. F., & Baggio, D. K. (2015). Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de empreendedorismo, inovação e tecnologia, 1(1), 25-38.
Carvalho, A. O. (2009). Empreendedorismo além do Plano de Negócio. Revista de Administração Contemporânea, 13(4), 702-703.
Silva, A. B., & Bandeira-de-Melo, R. (2021). Aprendendo em ação: utilização de casos na inovação no ensino e aprendizagem. Editora UFPB.
Zampier, M. A., Takahashi, A. R. W., & Fernandes, B. H. (2012). Sedimentando as bases de um conceito: as competências empreendedoras.