1 - Amanda de Araujo Clifford CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - Asa norte
2 - Diogo Vereza de Azevedo Roxo Pereira CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - Asa Norte
3 - Marcelo Antonio Lisboa Cordeiro FACULDADE IBMEC DISTRITO FEDERAL (IBMEC/DF) - Brasília
Reumo
O consumo de serviços de streaming vem crescendo, tendo sido impulsionado principalmente pela pandemia de COVID-19. Com esse aumento, as plataformas de streaming devem identificar em que grupos estratégicos estão inseridas a fim de elaborar estratégias que garantam vantagem competitiva à plataforma.
Dessa forma, este artigo possui o objetivo de descrever quais são os grupos estratégicos em streaming resultantes do mapeamento das percepções dos consumidores.
A fim de embasar os temas sobre streaming, mapas de percepção, comportamento do consumidor, grupo estratégico e fatores críticos de sucesso, foram utilizados os conceitos dos seguintes teóricos: Johnson, Scholes e Whittington (2009); Hooley, Saunders e Piercy (2001); e Merlo e Ceribeli (2013).
O presente estudo contou com fase exploratória baseada em entrevistas e com fase de levantamento baseada na elaboração de questionários a fim de aplicá-los aos consumidores de streaming. Assim, foi possível primeiro constatar os fatores críticos de sucesso (FCS) que influenciam no comportamento do consumidor, os quais por sua vez, tornaram possível o desenho de mapas de percepção a partir da identificação das vantagens competitivas de cada plataforma, assim como de seus concorrentes no mercado.
Como resultado, foi possível identificar quais fatores influenciam no comportamento do consumidor e, a partir disso, elaborar mapas de percepção, identificando os grupos estratégicos que as plataformas estão inseridas, assim como seus respectivos concorrentes, de maneira a estabelecer vantagens competitivas no mercado de streaming.
Portanto, tais divisões permitem que as plataformas elaborem estratégias a fim de gerar vantagem competitiva, atender às necessidades dos seus clientes e desenvolver estratégias que permitam as plataformas se adaptarem às demandas emergentes do mercado.
HOOLEY, Graham J.; SAUNDERS, John A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Financial Times/Prentice Hall, 2001.
JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan; WHITTINGTON, Richard. Fundamentos de estratégia. Bookman Editora, 2009.
MERLO, Edgard M.; CERIBELI, Harrison B. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2013. 978-85-216-2538-4. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2022.