Desempenho Organizacional.
Capacidade Absortiva e Inovação.
IES Pública.
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)
Autores
Nome
1 - José Ribamar Marques de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis - Mestrado PROFIAP
2 - William Vitor Trigueiro Amorim UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - CCJS
3 - Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA (FASP) - Departamento de Enfermagem
Reumo
A ideia de Capacidade Absortiva é conceituada como a maneira que a instituição adequa e reconhece o montante de novos conhecimentos e em seguida adota em suas atividades com a intenção de motivar outras transações. Alega-se que a instituição necessita do acúmulo de conhecimento para obter o aumento de sua capacidade de propor-se sobre seu corrente aprendizado, isto é, o saber é cumulativo e o dinamismo de aprendizagem é superior quando a ferramenta de estudo tem relação com o que já se conhece conforme argumentam Cohen e Levinthal (1990), Zahra e George (2002).
O presente artigo se propõe a responder ao seguinte questionamento: Qual a percepção dos discentes de Administração e Ciências Contábeis acerca do Desempenho Organizacional Percebido a partir da perspectiva da Capacidade Absortiva e da Inovação no âmbito da UFCG? Para tanto, objetiva identificar a percepção dos discentes de Administração e Ciências Contábeis acerca do Desempenho Organizacional Percebido a partir da perspectiva da Capacidade Absortiva e da Inovação no âmbito da UFCG.
O estudo de Capacidade Absortiva é importante na medida em que as pesquisas vão descobrindo sua potencialidade em explicar o desempenho inovativo organizacional. Os avanços dispostos na literatura versam sobre duas vertentes básicas de acordo com Filenga (2015), a primeira sob a vertente de Cohen e Levinthal (1990) e a outra de Zahra e George (2002). Em ambos os casos, não parece haver dúvidas quanto potencial de aplicação desse campo de conhecimento na gestão da informação e, principalmente, sobre o potencial de obtenção de resultados organizacionais.
Foi utilizada uma abordagem quantitativa, de caráter exploratório-descritiva, utilizando-se da técnica de survey, junto aos discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFCG. De um total de 362 alunos (172 no curso de Administração e 190 no curso de Ciências Contábeis), obteve-se uma amostra de 223 respostas. Para a coleta dos dados foi adaptado o modelo de Oliveira et al. (2018). O questionário foi aplicado durante os meses de setembro a novembro de 2019. Para o construto foi utilizada uma escala de Likert de 1 a 5 pontos. Aplicou-se a análise fatorial.
Os resultados apontam que o Desempenho Organizacional Percebido da UFCG exerce influências positivas tanto na Capacidade Absortiva Percebida quanto na Inovação, diferentemente do que foi encontrado no estudo de Oliveira et al. (2018). Esse resultado se apresenta dessa forma em razão do fato de que os discentes dos cursos estudados atribuem maior importância ao desempenho organizacional percebido, seja comparando com a média das concorrentes no contexto atual ou passado no que se refere aos objetivos da instituição tanto no aspecto interno quanto externo da IES.
Os resultados encontrados demonstram que o Desempenho Organizacional percebido pelos discentes no âmbito da UFCG pode está sendo impactado positivamente pela Inovação percebida e pela Capacidade Absortiva refletindo as habilidades da instituição em identificar e adquirir o conhecimento no ambiente externo, assimilá-lo, internalizá-lo, transformá-lo e aplicá-lo, resultando em produtos e serviços valiosos (Cohen & Levinthal, 1990; Zahra & George, 2002).
Cohen, W., Levinthal, D. Innovation and Learning: The Two Faces of R&D. Economic Journal, [S. l.], n. 99, p. 569-596, 1989.
Cohen, W. M.; Levinthal, D. A. 1990. Absorptive Capacity: A New Perspective on Learning and Innovation. Administrative Science Quality, 35(1):128-152.
Zahra, S. A.; George, G. (2002). Absorptive Capacity: A Review, Reconceptualization and Extension. Academy of Management Review, 27(2):707-715.