Resumo

Título do Artigo

INBOUND MARKETING APLICADO AO ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE
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Palavras Chave

Marketing digital
inbound marketing
contabilidade

Área

Artigos Aplicados

Tema

Marketing

Autores

Nome
1 - Michelle Ortega da Silva
Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba (Fatec Itaqua) - Itaquaquecetuba
2 - Marco Aurélio S. Fittipaldi
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - Fatec Itaquaquecetuba

Reumo

O marketing digital pode ser identificado como um aliado do marketing tradicional. Para isso as estratégias e iniciativas da empresa devem compreender o mercado (NÚÑEZ; ENRIQUE; MIRANDA; JESÚS, 2020) e, transformar isso em vantagem competitiva. Uma destas é o inbound marketing, também conhecido como funil de vendas, que consiste em quatro ações: atrair o tráfego de visitantes; converter visitantes em leads (potenciais clientes); transformar leads em possíveis compradores e encantar os consumidores para que possam realizar futuras indicações (ASSAD, 2016; SILVA; VIEIRA, 2019; BRAULIO, 2019).
A organização em estudo é um pequeno escritório de contabilidade, localizado em Suzano – São Paulo. Com dificuldades em aumentar o número de clientes percebeu que, com a pandemia, as pessoas utilizam mais as redes sociais. Por isso surgiu o problema de pesquisa: de que maneira poderia utilizar o inbound marketing como estratégia para ampliar o número de clientes do escritório? Com o objetivo de aplicar o inbound marketing em um pequeno escritório de contabilidade. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos caracteriza-se como descritiva. Quanto aos procedimentos pesquisa-ação.
A empresa apresentava um faturamento estagnado e durante a pandemia houve redução, pois alguns clientes fizeram algum tipo de corte nos serviços contratados. A proposta a ser utilizada para tentar solucionar o problema foi o uso de marketing digital, tanto para o aumento das vendas quanto para estreitar o relacionamento com o cliente, buscando adequar a ele o conteúdo publicado (CALAIS; SANTOS, 2016). Para tanto o inbound marketing poderia ser empregado como uma forma de tornar a empresa mais conhecida no mercado e ampliar a quantidade de clientes (ASSAD, 2016).
Foi destinado R$ 70,00 para adquirir o serviço de divulgação paga do Instagram para ter mais visitas ao perfil. Publicou conteúdos sobre entrega da declaração de IR e voltado a empresários do tipo MEI. Seguindo as fases do inbound marketing pretendeu atrair visitantes com postagens gratuitas de conteúdos informativos e serviços prestados, convertê-los em leads estes passam a acompanhar os conteúdos disponibilizados, transformá-los em compradores ao divulgar os dados de contato com a empresa e encantá-los ao prestar um atendimento personalizado fazendo com que o cliente se sinta único.
A ação sobre a entrega da declaração de imposto de renda conseguiu atrair 1.456 pessoas, já a publicação voltada para empresários do tipo MEI atraiu 2.695 pessoas. Como resultados observou-se aumento nos principais indicadores como faturamento mensal de R$ 1.520,00 para R$ 2.720,00 (78,95%), número de clientes de 4 para 11 (175%), quantidade de seguidores de 56 para 72 (28,57%), contas alcançadas de 6.075 para 11.003 (81,12%) e quantidade de visitas ao perfil de 30 para 96 (220%).
A partir da aplicação do inbound marketing pode-se considerar que o objetivo da pesquisa foi atingido, pois se observou aumento no faturamento e maior interação de consumidores com a empresa. Assim também atraiu mais seguidores para sua página profissional, estes futuramente podem efetuar a contratação de algum tipo de serviço ou recomendar a conhecidos. O inbound marketing pode ser utilizado por qualquer tipo e porte de empresa pois, é uma ferramenta importante para aquelas que desejam atrair e fidelizar clientes, transformando isso em uma vantagem competitiva.