Ecossistema de carreira
Sustentabilidade de carreiras
Carreira
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Carreiras de Pessoas e Organizações
Autores
Nome
1 - Camila Vieira Müller UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
2 - Angela Beatriz Busato Scheffer UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
Reumo
Há uma inerente relação entre carreiras e cidades que é pouco explorada na pesquisa acadêmica. Carreiras são construídas pelos movimentos individuais entre instituições e organizações situadas nas cidades, e por mobilidades entre diferentes localidades. Contextos urbanos simbolicamente afetam decisões sobre rumos profissionais, como percepções sobre possibilidades de atuação (opções limitadas ou ilimitadas) e concepções de sucesso (o que significa uma carreira bem-sucedida); enquanto a infraestrutura impacta na geração de oportunidades ou geração de barreiras estruturais para as trajetórias.
A realidade complexa do mundo do trabalho implicou na demanda por pesquisas de carreira que enfatizem o contexto. Cidades são uma alternativa teórica interessante para situar essas questões, e podem ser acessadas por meio da análise de profissionais do turismo, atividade econômica imbricada aos contextos urbanos. O objetivo do estudo é analisar a influência das cidades enquanto contexto no desenvolvimento das carreiras, a partir da perspectiva de profissionais do turismo. Argumenta-se que a relação carreira-cidades é sistêmica, uma vez que se inter-relacionam e se estruturam mutuamente.
A teoria de ecossistema de carreira é o principal pilar teórico por permitir a análise sistêmica sobre a influência das redes de relações nos contextos urbanos em que as carreiras se realizam. O ecossistema de carreira é constituído pelas redes de relacionamento construídas na interconectividade, interações e interdependências entre as múltiplas entidades (atores). A dinamicidade das relações e a responsividade dos diferentes atores operam como um campo de forças que influenciam decisões de carreiras individuais.
O estudo é um desdobramento de uma pesquisa realizada para uma tese de doutoramento, com profissionais de turismo em Porto Alegre, capital no Sul do Brasil. Foram realizadas 25 entrevistas narrativas para analisar como as carreiras dos profissionais se relacionam com a cidade, no que foi possível compreender a formação do ecossistema de carreira, originando o presente artigo. Foram coletadas 26 horas e 18 minutos de narrativas gravadas, posteriormente transcritas e submetidas à análise temática. Utilizou-se o software Atlas Ti como suporte para análise. Procedimentos éticos foram adotados.
Foram identificados quatro principais momentos que indicam características do ecossistema de carreira do turismo em Porto Alegre construídas nos últimos anos, seus reflexos na configuração atual, bem como apontam perspectivas para o futuro da atividade: (1) construção da tradição em turismo de negócios e eventos; (2) reestruturações na gestão pública; (3) destaque ao turismo nas cidades serranas e desmobilização nas redes de colaboração em Porto Alegre; e (4) pandemia como impulsionadora de mudanças estruturais.
Conclui-se que a dinâmica do ecossistema de carreira é resultado da interação dos atores com a cidade; a sustentabilidade do ecossistema não envolve um rígido status quo, mas, na capacidade de ajustes e adaptações que moldam e reconfiguram as relações entre atores, que são vivas e aprendem por meio das interações no curso do tempo; as carreiras são afetadas por aspectos estruturais sistêmicos que enfraquecem ou fortalecem o potencial de agência individual; influências contextuais atuam como forças norteadoras de movimentos no ecossistema rumo a carreiras mais ou menos sustentáveis.
Baruch, Y. (2015). Organizational and labor markets as career ecosystem. In A. De Vos & B. I. J. M. Van der Heijden (Eds.), Handbook of Research on Sustainable Careers (1st ed., pp. 364–380). Edward Elgar Publishing.
Baruch, Y., & Rousseau, D. M. (2019). Integrating Psychological Contracts and Ecosystems in Career Studies and Management. Academy Of Management Annals, 13(1), 84–111.
De Vos, A., Van der Heijden, B. I. J. M., & Akkermans, J. (2020). Sustainable careers: Towards a conceptual model. Journal of Vocational Behavior, 117(March 2020), 103196.