Resumo

Título do Artigo

COMERCIAL RIZZO: DA LOJA FÍSICA PARA O MULTICANAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Multicanalidade
Varejo
Canais de Vendas

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Guilherme Chueiri de Souza
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Cidade Universitária
2 - Marcos Roberto Luppe
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Marketing
3 - Guilherme de Farias Shiraishi
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

Este caso de ensino apresenta a trajetória das lojas Rizzo, importante rede de varejo de artigos para festas, confeitaria e embalagens em SP, e os desafios encontrados pelo principal dono para se chegar na Multicanalidade, portanto diferentes formas de atendimento aos seus clientes, em diferentes canais. O caso de ensino irá apresentar as escolhas estratégicas da Rizzo, mostrar as dificuldades operacionais do início do seu comércio eletrônico, até se chegar ao seu estágio atual: seis lojas físicas, três sites de E-Commerce, parcerias com renomados Marketplaces, uma referencia de atendimento.
Este caso de ensino teve como objetivo apresentar o exemplo prático de estratégia de multicanalidade, com a trajetória das Lojas Rizzo, atualmente referência de sortimento de itens dos segmentos que atua (itens de alto giro). O estudo de caso irá ilustrar a busca contaste da expansão das lojas físicas, foco em complementaridade e integridade de pontos de contato da marca com seus clientes com outros canais digitais - E-Commerce e Marketplace - para que a rede chegasse atualmente a mais de 30 mil itens disponíveis para vendas, com planos de contínua expansão pela visão estratégica de seu dono.
Esse caso de ensino foi construído com dados primários, a partir de entrevistas presenciais com o dono e sócio das lojas Rizzo, o Sr. André Silva Rizzo, entrevistas em profundidade semiestruturadas realizadas pelo autor deste texto. Somente os dados referentes ao comércio na região da 25 de março é que foram obtidos através de dados secundários.
Este caso de ensino está relacionado com disciplinas ou cursos ligados a Varejo, Administração de Empresas, Empreendedorismo e Marketing, abordando canais de distribuição e transformação digital, tanto em cursos de graduação como de pós-graduação.
Como sugestões de bibliografia, artigos ligados a Multicanalidade no Varejo e Canais de Distribuição, assim como livros sobre estratégia ou Administração de Empresas, ligados especificamente a diferentes formas de atendimento a clientes nos dias atuais, portanto combinando o atendimento físico/presencial como o online. Nas referências bibliográficas do presente caso de ensino há citações de jornais com artigos ligados especificamente ao Varejo e a transformação digital, como o "Journal of Retailing", além do "Journal of Strategic Marketing".