Simbolismo
Representações Sociais
Trabalho docente
Área
Estudos Organizacionais
Tema
Simbolismos, Culturas e Identidades
Autores
Nome
1 - Vanessa Carla de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Vitória
Reumo
O trabalho docente faz parte do cotidiano dos estudos acadêmicos. Esse composto por elementos simbólicos, os quais revelam as dificuldades, prazeres e desprazeres que envolvem a atividade (FETTER; DA SILVA, 2021). Os estudos da prática oferecem uma oportunidade de reflexão por meio dos estudos sobre o cotidiano, as transformações e remodelações das práticas laborais (SCHATZKI, 2001). Essas inseridas nas representações sociais do trabalho docente, enquanto grupo profissional que se identifica e orienta suas ações a partir da ancoragem e objetivação (ABRIC, 1998).
Como os simbolismos são articulados na TRS para tratar do trabalho docente nos estudos organizacionais? Por meio do objetivo de identificar de que forma os simbolismos são articulados na TRS para tratar do trabalho docente nos estudos organizacionais.
Segundo Morgan, Frost e Pondy (1983), o estar em sociedade é influenciado por diversos signos e símbolos, os quais devem ser compreendidos e interpretados pelos sujeitos. O significado da docência sofreu muitas transformações, porém sempre associada a sala de aula (TARDIF, 2002), desvalorização, baixos salários e insegurança. Assim, revelando as representações sociais do trabalho docente. As Representações Sociais são conceitos, proposições e explicações originado da vida cotidiana no curso das comunicações interpessoais (MOSCOVICI, 1981).
A docência é uma atividade profundamente enraizada em elementos simbólicos (ROSSO; SUBTIL; CAMARGO, 2016). Segundo os autores, o simbólico está nas significações que o professor atribui a si, aos colegas, alunos. A construção de sentido de cada ação é resultado dos processos sociais (WEICK; SUTCLIFFE; OBSTFELD, 2005).
As representações sociais do trabalho docente não são positivas, o sofrimento e a desvalorização são lentes recorrentes e desestimulam a permanência na profissão (ROSSO; CAMARGO, 2013). Essa percepção negativa é naturalizada e reproduzida na sociedade (MOSCOVICI, 2003).
Nas discussões teóricas à luz do simbolismo e representações sociais, destacou-se a associação do trabalho docente a sala de aula. Apesar da literatura dizer que o trabalho docente acontece em múltiplos locais.
As lentes utilizadas neste estudo possuem pontos divergentes quanto a forma de perceber o papel das pessoas, espaços físicos e não físicos e os significados. No entanto, os elementos similares, ligados às transformações contínuas do trabalho, mostraram-se como oportunidades para superar os desafios mencionados, os quais precisam ser desenvolvidos em todos os níveis educacionais.
ABRIC, J. C. Pratiques sociales et representations. Paris: PUF, 1994.
MORGAN, G., FROST, P.; PONDY, L. Organizational symbolism. In: PONDY, L. et al. (eds.). Organizational symbolism. Connecticut: Jay Press, 1983, p. 3-35.
MOSCOVICI, S. La Psychanalyse, son image et son public. Psychoanalysis: its image and its public). Paris: PUF, 1961.
SANTANA, A. C. L. D. A Representação Do Professor Universitário Na Sociedade Contemporânea. Revista Primus Vitam, p. 1-23, 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.