A MATURIDADE DA SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS CONTRIBUI PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS SUSTENTÁVEIS? UM OLHAR SOBRE A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, HÍDRICA E REDUÇÃO DE MATERIAIS
Maturidade da sustentabilidade
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Eficiência de recursos
Área
Gestão Socioambiental
Tema
Desenvolvimento Sustentável e os ODSs
Autores
Nome
1 - Leticia Matiolli Grejo Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana - Apucarana
2 - Rogério João Lunkes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis
Reumo
Para que a empresa seja sustentável, a mesma precisa associar temas sociais e ambientais em seus negócios por meio de mudanças nas suas rotinas e estratégias, e com isso atender as demandas socioambientais (Baumgartner & Ebner, 2010). Nesta adaptação do negócio para a sustentabilidade faz-se necessário a implementação de práticas para incluir o ambiente como parte dos objetivos da empresa, assim quanto mais práticas implementadas, maior é o nível de maturidade da sustentabilidade (Jabbour, 2010; Maialle et al., 2016).
Com o uso eficiente de recursos as empresas podem, além de reduzir seus custos, minimizar os danos ao meio ambiente (Gamede et al., 2019). Além do mais, energia limpa e acessível, água potável e saneamento e consumo e produção responsáveis fazem parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) (Organização das Nações Unidas, 2015). Assim, este estudo tem como objetivo analisar o efeito do nível de maturidade da sustentabilidade para a eficiência no uso da energia, eficiência hídrica e redução do uso de materiais, por meio da priorização dos objetivos de desenvolvimento sustentável -ODS
As empresas devem adaptar seus negócios de forma que suas atividades sejam ecológicas, econômicas e ambientalmente benéficas (Süß et al., 2021), de forma a contribuir para a continuidade das gerações futuras e com os ODS. Com implementações de diferentes práticas voltadas para a sustentabilidade, as empresas podem apresentar níveis de maturidade da sustentabilidade também distintos, o que corresponde ao nível de envolvimento e implementação da sustentabilidade em suas atividades, em busca pelos benefícios ambientais, sociais e econômicos (Vásquez et al., 2021; Zanin et al., 2021).
Para o alcance do objetivo realizou-se análise das respostas do questionário do Índice de Sustentabilidade empresarial da Bolsa de Valores Brasil (B3) referente ao ano de 2021, de 114 empresas de distintos setores da economia brasileira. Os dados foram tratados e analisados por meio de equações estruturais.
A nível de maturidade da sustentabilidade da empresa contribui com os ODS, o que leva a eficiência energética, bem como a eficiência hídrica. No entanto, o mesmo não se pode afirmar a respeito da redução do uso de materiais. Esses resultados levam a crer que as empresas que direcionam seu negócio para as questões da sustentabilidade acabam contribuindo com o uso racional de recursos sustentáveis, ao mesmo tempo em que geram desenvolvimento econômico. Isso ocorre porque deixam de utilizar práticas isoladas de sustentabilidade para gerar um compromisso maior e mais holístico.
O estudo conclui que a maturidade da sustentabilidade interage com a priorização dos ODS, causando efeitos positivos para a eficiência no uso da energia e para a eficiência hídrica. Entretanto, não interage de forma significativa na redução do uso de materiais. As empresas muitas vezes se mostram mais atentas aos ODS que envolvem a energia e a água, que são em maior número dentre os dezessete ODS do que o uso de materiais, com redução dos desperdícios e uso de reciclados, e assim, priorizam as ações e práticas que contribuem para a eficiência no uso de energia e de recursos hídricos.
Landrum, N. E. (2018). Stages of Corporate Sustainability: Integrating the Strong Sustainability Worldview. Organization & Environment, 31(4), 287-313.
Nishitani, K., Nguyen, T. B. H., Trinh, T. Q., Wu, Q. & Kokubu, K. (2021). Are corporate environmental activities to meet sustainable development goals (SDGs) simply greenwashing? An empirical study of environmental management control systems in Vietnamese companies from the stakeholder management perspective. Journal of Environmental Management, 296. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2021.113364.