Resumo

Título do Artigo

DIAS DE TORMENTA: relações entre a crise política do Sete de Setembro e o mercado financeiro
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Notícias Políticas
Comportamento do Investidor
Ações

Área

Finanças

Tema

Finanças Comportamentais

Autores

Nome
1 - Rayanna Nayhara Oliveira do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
2 - Bruno Nogueira Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - DACS
3 - Liana Holanda Nepomuceno Nobre
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - CCSAH
4 - Fábio Chaves Nobre
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró

Reumo

Em meados de 2021, diversas manchetes sobre o Presidente da República defendendo o voto impresso, atacando a democracia e a autonomia dos Poderes ganharam espaço, gerando um cenário de instabilidade política. Manifestações essas que tiveram seu ápice no ato de Sete de Setembro. Considerando que o desempenho das ações no mercado está sujeito a tendências comportamentais dos investidores (SATURNINO et al., 2017) e que esses vieses podem ser acentuados por notícias (SOUZA et al., 2017), torna-se relevante compreender o papel das notícias políticas nos movimentos feitos pelos investidores.
O estudo partiu da seguinte problemática: quais os efeitos da quantidade de notícias publicadas na internet sobre o sentimento do investidor, estimado pelos indicadores do mercado financeiro e cambial, na ocasião da crise política de Sete de Setembro de 2021? A pesquisa visou analisar a relação entre a quantidade de notícias de autoridades políticas e o sentimento do investidor repercutido na flutuação do preço das ações a fim de identificar até que ponto as notícias veiculadas nas mídias sociais afetam as flutuações dos preços de ações listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
A literatura encontrada sobre o papel das notícias, o sentimento do investidor e o preço das ações é vasta. É possível identificar evidências de que o interesse dos estudos é voltado para analisar os impactos de informações oriundas das mais diversas fontes no comportamento do investidor e consequentemente no desempenho do mercado, representados por segmentos, nichos, espécies de aplicações (VERDICKT, 2021). As implicações nas ações também são avaliadas, com ênfase na flutuação dos preços.
Trabalhou-se com a quantidade de notícias publicadas online nos jornais Estadão, Folha de São Paulo e O Globo, cujas manchetes tinham relação com os conflitos inerentes ao ato do Sete de Setembro, coletadas no banco de dados Wayback Machine. Avaliou-se a influência de tais notícias no sentimento do investidor, representado pelas variáveis: Small Cap, Índice de Dividendos, Índice Bovespa, Dólar Comercial e Risco-Brasil, extraídos por meio do software Economática. Para análise dos dados, aplicou-se o teste de Correlação de Pearson, análise de conglomerados, Teste de Levene e Teste-t de Student.
Dentre os resultados encontrados, pode-se destacar: a correlação não significante entre a quantidade de notícias e os indicadores SMLL (Small Cap) e IDIV (Índice de Dividendos); associação moderada e positiva entre quantidade de notícias o e Ibovespa. Observou-se também que o Ibovespa apresentou maior volume de negociação nos dias de Tormenta (maior volume de notícias) do que nos dias de Calmaria (menos notícias). Também foi verificados indícios de que a difusão das notícias exerceu influência sobre o comportamento dos investidores.
Os principais resultados empíricos evidenciam a existência de correlação moderada e positiva entre a quantidade de notícias e o Ibovespa; correlação moderadamente negativa da quantidade de notícias frente ao dólar e ao Risco-Brasil. Os achados indicam que a difusão das notícias políticas exerceu influência moderada sobre o comportamento dos investidores, neste caso refletido no Risco-Brasil, no dólar e no Ibovespa. Para pesquisas futuras, sugere-se que seja realizada a categorização (qualitativa) das notícias e que sejam usados aspectos relacionados à expectativa individual dos investidores.
SATURNINO, O; LUCENA, P; SATURNINO, V. Liquidez e valor no mercado de ações brasileiro: modelo de cinco fatores. Revista Eletrônica de Administração, v. 23, n. 2, p. 191-224, 2017. SOUZA, H. E.; BARBEDO, C. H. S.; ARAÚJO, G. S. Does investor attention affect trading volume in the Brazilian stock market? Research In International Business And Finance, v. 44, p. 480-487, 2018. VERDICKT, G. The effect of war risk on managerial and investor behavior: Evidence from the Brussels Stock Exchange in the pre-1914 era, Journal of Economic History, v. 80, n. 3, 2021.