Resumo

Título do Artigo

A (DES)CONSTRUÇÃO DO VALOR PÚBLICO: 25 anos de pesquisas no campo científico da administração pública
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Valor Público
. Interesse Público
Administração Pública

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Nilton Oliveira da Silva
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis -PPGcont
2 - FÁTIMA DE SOUZA FREIRE
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

A emersão de um novo paradigma na administração pública pelo qual se enfatiza os sistemas democráticos, a eficiência na prestação de serviços e governança pública transparente trouxe consigo a ótica do valor público. A introdução de uma nova visão, pela qual os fins recebem maior destaque do que os meios, fez com que acadêmicos e gestores buscassem entender a inserção de um novo paradigma. Assim sendo, o valor público assume uma fonte basilar de entendimento nos processos de gestão no setor público e nas abordagens sobre o bem-estar social.
A nova ótica da administração pública defende uma maior gestão dos recursos públicos, adotando procedimentos alinhados ao melhor desempenho das atividades governamentais. Porém, surge um debate em como identificar o valor público associado a esse serviço observando o interesse público e legitimando a ações dos gestores. Dessa maneira, o objetivo deste artigo é fornecer um resumo conciso da evolução e do estado atual da pesquisa do valor e interesse público e extrair percepções de duas décadas de estudos para uma consolidação teórica no campo da administração pública.
A ausência de um campo teórico abrangente que permita o entendimento da criação de valor nas organizações públicas, dificulta a compreensão dos objetivos a serem perseguidos. O constructo do valor público tem sido guiado por pressupostos multifacetados e com uma ampla operacionalização (Faulkner & Kaufman, 2018). A abordagem do valor público tem sido postulada por diversos estudos e proliferações de definições (Bracci et al., 2019). No entanto, um dos consensos é que a base do constructo de valor público está relacionada à pesquisa seminal realizada pelo professor Mark H. Moore (1995).
Após a publicação de Moore, em 1995, houve um intervalo de 7 anos de publicações sobre o tema de valor público na literatura da administração pública. A partir das análises mais específicas dos artigos extraídos na pesquisa, foi possível encontrar um ponto de ligação entre os estudos realizados, dividindo os trabalhos em um quadrante por temas (comportamento, prestação de serviços públicos, valor público-privado e tecnologia). É possível inferir também uma ambiguidade na conceituação do termo “valor público”, em decorrência da interdisciplinaridade histórica do campo da administração pública.
A conceitualização de valor público passa pelo foco epistemológico de cada campo científico a ser analisado, seja, na ciência política, na economia ou no direito. Não obstante a isso, foi possível encontrar uma gama de definições nas pesquisas. O caráter desafiador para os trabalhos acadêmicos está em entender e apreciar a subjetividade ocorrida na des(construção) desse valor. Conclui-se que o rol não exaustivo dos valores públicos tem se transformado em um objeto a ser alcançado em todos os sistemas democráticos.
As referências do estudos foram retiradas da revisão sistemática do campo da administração pública nos últimos 25 anos (1995 – 2020) de revistas internacionais. A escolha temporal se deu pelo trabalho de Moore em 1995, considerando pela literatura como trabalho seminal.