Resumo

Título do Artigo

SISTEMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICO NO AGRONEGÓCIO: motores e evolução
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sistema de Inovação Tecnológico
Motores de Inovação
Pontos de Inflexão

Área

Agribusiness

Tema

Inovação e Tecnologia

Autores

Nome
1 - Telmo Lena Garcez
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Programa de pós graduação em desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais
2 - Marcelo Fernandes Pacheco Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPG Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais

Reumo

A demanda por uma agricultura sustentável tem estimulado os cientistas a considerar o contexto nos quais as tecnologias têm sido aplicadas de modo mais complexo. Um Sistemas de Inovação Tecnológico (TIS) se direciona a esta complexidade. Um TIS pode ser definido como um “conjunto de atores e instituições em redes que interagem em um campo tecnológico e/ou novo produto” (Markard et al., 2012) ou como um constructo analítico incorporando subsistemas do sistema de inovação até então desconectados para orientar os tomadores de decisão.
Quando a abordagem de sistemas de inovação tecnológica é analisada, uma das críticas que se faz à abordagem é de que ela é estática e dá pouca atenção a evolução das funções do sistema (Lachman, 2013; Planko et al., 2016). O conceito de motor da inovação (Suurs and Hekkert, 2012; Suurs, 2009) supera as críticas a abordagem TIS ao dar ênfase à evolução das funções e aos seus relacionamentos ao longo do tempo. Considerando a necessidade de avançar na compreensão da dinâmica de um TIS faz se seguinte questão de pesquisa: Como evoluem as funções e as interações entre elas em um TIS no agronegócio?
Funções dos sistemas de inovação são consideradas classes de processos que contribuem para o desenvolvimento, difusão e uso de inovações tecnológicas. São os processos dinâmicos que ocorrem entre os componentes estruturais (atores, redes e instituições) do sistema. Cada função contribui para a construção de um sistema favorável em torno da nova tecnologia. São eles: F1 - Experimentação empreendedora; F2 - Desenvolvimento do conhecimento; F3 - Difusão do conhecimento; F4 - Orientação da pesquisa; F5 - Formação de mercado; F6 - Mobilização de recursos; F7 - Criação de legitimidade.
Foi desenvolvido um estudo de caso do TIS associado à tecnologia de produção de frangas livres de gaiolas para postura de ovos em Pelotas/RS. A coleta de dados envolveu quatro entrevistas, documentos, sendo uma tese; cinco documentos governamentais oficiais; três atas de reunião da rede envolvendo os membros do TIS; uma lei; onze notícias de jornais e meios de comunicação locais, além de observação participante em doze atividades do TIS. Os dados foram coletados ao longo dos anos de 2019 e 2020 e utilizou-se o uso do método de análise processual.
Os resultados corroboram adequação das funções e motores como uma abordagem teórica apropriada no Agronegócio, assim como os motores propostos pela abordagem dos TIS evoluem de forma sequencial e associado aos mecanismos de causalidade cumulativa. Os resultados do estudo de caso identificaram duas novas funções, os quais são: análise da cadeia como um todo e coordenação dos atores envolvidos no sistema, assim como constatou-se a presença de pontos de inflexão no início de cada um dos motores.
Constatou-se que a evolução do TIS Cage Free de Pelotas, que o framework associado às funções e motores se adequa à análise de evolução dos TIS, dado que foi constatado a presença de três motores: inicialmente (Fase I) pela criação do Motor da Ciência e Tecnologia, iniciado em 1999; e na sequência pelos motores do Empreendedorismo (Fase II), iniciado em 2017; e pelo motor da Motor da Construção do Sistema (Fase III), iniciado em 2019 e pela ausência do Motor Mercado.
Köhler, J., Raven, R., and Walrave, B. (2020). Advancing the analysis of technological innovation systems dynamics: Introduction to the special issue. Technological Forecasting and Social Change, No. 158, 120040. Planko, J., Cramer, J., Hekkert, M. P., and Chappin, M. M. H. (2017). Combining the technological innovation systems framework with the entrepreneurs' perspective on innovation. Technology Analysis and Strategic Management, Vol. 29, No. 6, pp. 614-625. Walrave, B., and Raven, R. (2016). Modelling the dynamics of technological innovation systems. Research Policy, Vol. 45, No. 9