Universidade Corporativa
Aprendizagem organizacional
Análise Bibliométrica
Área
Estudos Organizacionais
Tema
Aprendizagem nas Organizações
Autores
Nome
1 - Sibeli Cardoso Borba Machado UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Palhoça
2 - Ademar Dutra UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Pòs-Graduação em Administração
3 - Adriana Back Koerich UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Pedra Branca
4 - Graziela Oste Graziano UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - PPGA
Reumo
Este estudo promove reflexões a partir da análise das características das publicações que versam sobre universidade corporativa e aprendizagem organizacional, a fim de destacar evidências que revelem como pesquisas científicas têm relacionado esses dois constructos. Na concepção dos proponentes, tal investigação teria um significado considerável para o estudo do comportamento organizacional contemporâneo à medida que traça um panorama científico para compreender como conhecimento e estratégica se relacionam nas organizações.
Problema de pesquisa: Quais as características das publicações científicas internacionais sobre o tema universidade corporativa e aprendizagem organizacional?
Objetivo geral: Analisar as características das publicações científicas internacionais sobre os temas universidade corporativa e aprendizagem organizacional e de compor um referencial teórico capaz de refletir o conhecimento acadêmico sobre essas áreas.
A universidade corporativa apresenta-se como um veículo eficaz a serviço da vantagem competitiva para coordenar, facilitar e nutrir os processos que alinham, apoiam e desenvolvem uma cultura de aprendizagem dentro das organizações (PRINCE et al.; 2002). No tocante à aprendizagem, pode ser descrita “como a forma como as empresas constroem, suplementam e organizam o conhecimento e suas rotinas em torno das suas atividades e dentro das suas culturas, e adaptam-se e desenvolvem a eficiência organizacional melhorando o uso das amplas competências da sua força de trabalho (DODGSON, 1993).
Como resultados principais, tem-se: O autor R. Dealtry como destaque no PB Primário e nas Referências. O artigo Organisational learning: the contributing processes and the literature como destaque das Referências. O Journal of Workplace Learning como periódico destaque do PB Primário e nas Referências. Destaque para o autor C. Prince na rede de coautorias. As palavras-chaves mais citadas foram: “Corporate university ou corporate universities” e “Learning ou Organizational learning”. Por fim, o Reino Unido figura como país destaque na publicação de artigos deste PB.
O presente estudo corrobora com os resultados da pesquisa de Singh, Verma e Chaurasia (2019) e, neste contexto de consonâncias, apresenta um caminho que oferece indicativos sobre o perfil das publicações acerca do assunto, inclusive demonstrando que há uma forte tendência de as pesquisas sobre universidades corporativas estarem relacionadas à vantagem competitiva das organizações.
DODGSON, M. Organizational Learning: A Review of Some Literatures. Organization Studies, v. 14, n. 3, p. 375-394, 1993.
PRINCE, C.; STEWART, J. Corporate universities – an analytical framework. Journal of Management Development, v. 21, n. 10, p. 794-811, 2002.
RADEMAKERS, M. F. L. Achieving Corporate Learning Excellence. International Food and Agribusiness Management Review, v. 15, p. 51-54, 2012.