ANÁLISE FINANCEIRA FUNDAMENTALISTA COMO INSTRUMENTO PARA TOMADA DE DECISÃO ASSERTIVA DE INVESTIMENTO EM EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES BRASILEIRA
1 - Jeferson Marcolino PECEGE (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTÃO DE EMPRESAS) - Piracicaba
2 - Luan Marca UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Passo Fundo
3 - Edson Jesus de Paiva e Silva Filho UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC
4 - André da Silva Pereira UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC
Reumo
O mercado de capitais é um elemento importante no processo de desenvolvimento econômico de um país, atuando como um elo entre os agentes poupadores e investidores. Em um contexto de crise, pode ser um recurso valioso para o desenvolvimento e para a manutenção de muitas empresas no mercado. Em razão da popularização da modalidade de investimentos em renda variável, torna-se necessário a difusão de conhecimento técnico de avaliação de empresas e de ações, para que o investidor comum e menos sofisticado tenha maior assertividade, evitando assim, a tomada de decisão movida pela emoção.
O presente artigo visa responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais índices econômico-financeiros impactam de forma efetiva no desempenho das empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3)? Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho consiste em se mensurar, através da análise fundamentalista, o impacto dos índices econômico-financeiros (atividade, rentabilidade, análise de ações, endividamento e estrutura) no desempenho das empresas listadas na Bolsa de Valores Brasileira (B3).
Análise Fundamentalista
A análise fundamentalista consiste na verificação da situação econômica e financeira das empresas com base em uma ampla gama de dados qualitativos e quantitativos, a fim de determinar o seu valor. Compreende, especificamente, um exame dos relatórios financeiros da empresa (balanço patrimonial) para análise de diversos indicadores financeiros (receitas, passivos, despesas e bens) (Tavares & Silva, 2012; Bentes & Navas, 2013).
Os métodos utilizados para descriminar as empresas entre recomendáveis e não recomendáveis para investimento foram: regressão logística multinominal [RLM] e análise discriminante.
Os resultados indicaram um número reduzido de variáveis independentes que apresentaram significância estatística à diferenciação entre as empresas, dentre esses índices, destacam-se: Relação Capital de Terceiros/ Passivo Total, Prazo de estocagem, Relação Capital de Terceiros/ Capital Próprio, Grau de Alavancagem Operacional, Margem Bruta e Patrimônio Líquido por Ação. Além disso, observou-se percentuais relevantes de acertos dos modelos nas previsões de classificações em todos os exercícios sociais.
Observa-se que o objetivo do presente artigo foi atingido, haja visto que as constatações da aplicação das metodologias (RLM e análise discriminante) indicaram um número reduzido de variáveis independentes que apresentaram significância estatística à diferenciação entre as empresas (recomendáveis e não recomendáveis para investimento) integrantes das amostras.
Bentes, S. R., & Navas, R. (2013). The Fundamental Analysis: An Overview. International Journal of Latest Trends in Finance & Economic Sciences. E‐ISSN:2047‐0916.
Hair Jr., Anderson, R., Tatham, D., & Black, W. (2006). Multivariate Data Analysis.Upper Saddle River: Prentice Hall.
Tavares, A. L., & Tibúrcio Silva, C. A. (2012). A análise financeira fundamentalista na previsão de melhores e piores alternativas de investimento. Revista Universo Contábil 8: 37-52.