Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE FINANCEIRA FUNDAMENTALISTA COMO INSTRUMENTO PARA TOMADA DE DECISÃO ASSERTIVA DE INVESTIMENTO EM EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES BRASILEIRA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Análise Fundamentalista
Índices econômico-financeiros
Regressão Logística

Área

Finanças

Tema

Decisões de Investimento Empresarial

Autores

Nome
1 - Jeferson Marcolino
PECEGE (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTÃO DE EMPRESAS) - Piracicaba
2 - Luan Marca
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Passo Fundo
3 - Edson Jesus de Paiva e Silva Filho
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC
4 - André da Silva Pereira
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC

Reumo

O mercado de capitais é um elemento importante no processo de desenvolvimento econômico de um país, atuando como um elo entre os agentes poupadores e investidores. Em um contexto de crise, pode ser um recurso valioso para o desenvolvimento e para a manutenção de muitas empresas no mercado. Em razão da popularização da modalidade de investimentos em renda variável, torna-se necessário a difusão de conhecimento técnico de avaliação de empresas e de ações, para que o investidor comum e menos sofisticado tenha maior assertividade, evitando assim, a tomada de decisão movida pela emoção.
O presente artigo visa responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais índices econômico-financeiros impactam de forma efetiva no desempenho das empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3)? Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho consiste em se mensurar, através da análise fundamentalista, o impacto dos índices econômico-financeiros (atividade, rentabilidade, análise de ações, endividamento e estrutura) no desempenho das empresas listadas na Bolsa de Valores Brasileira (B3).
Análise Fundamentalista A análise fundamentalista consiste na verificação da situação econômica e financeira das empresas com base em uma ampla gama de dados qualitativos e quantitativos, a fim de determinar o seu valor. Compreende, especificamente, um exame dos relatórios financeiros da empresa (balanço patrimonial) para análise de diversos indicadores financeiros (receitas, passivos, despesas e bens) (Tavares & Silva, 2012; Bentes & Navas, 2013).
Os métodos utilizados para descriminar as empresas entre recomendáveis e não recomendáveis para investimento foram: regressão logística multinominal [RLM] e análise discriminante.
Os resultados indicaram um número reduzido de variáveis independentes que apresentaram significância estatística à diferenciação entre as empresas, dentre esses índices, destacam-se: Relação Capital de Terceiros/ Passivo Total, Prazo de estocagem, Relação Capital de Terceiros/ Capital Próprio, Grau de Alavancagem Operacional, Margem Bruta e Patrimônio Líquido por Ação. Além disso, observou-se percentuais relevantes de acertos dos modelos nas previsões de classificações em todos os exercícios sociais.
Observa-se que o objetivo do presente artigo foi atingido, haja visto que as constatações da aplicação das metodologias (RLM e análise discriminante) indicaram um número reduzido de variáveis independentes que apresentaram significância estatística à diferenciação entre as empresas (recomendáveis e não recomendáveis para investimento) integrantes das amostras.
Bentes, S. R., & Navas, R. (2013). The Fundamental Analysis: An Overview. International Journal of Latest Trends in Finance & Economic Sciences. E‐ISSN:2047‐0916. Hair Jr., Anderson, R., Tatham, D., & Black, W. (2006). Multivariate Data Analysis.Upper Saddle River: Prentice Hall. Tavares, A. L., & Tibúrcio Silva, C. A. (2012). A análise financeira fundamentalista na previsão de melhores e piores alternativas de investimento. Revista Universo Contábil 8: 37-52.