Resumo

Título do Artigo

OGX: o impairment óbvio que ninguém viu?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Impairment
OGX
CPC 01

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Meire Elen Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - Praia Vermelha - RJ
2 - Sandra Mara Schultz
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - PPGCC
3 - Adriano Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - PPGCC/UFRJ

Reumo

A discussão que envolve a OGX, empresa fundada e controlada anteriormente pelo empresário Eike Batista, era a grande valorização da companhia até o início de 2012, pautada em operações de alto risco, que vieram a não se concretizar posteriormente, amargando a OGX uma desvalorização do preço de sua ação de aproximadamente 66%. Nesse sentido, o CPC 01 (R1) traz aspectos fundamentais para verificar a recuperabilidade dos ativos e foi aplicado pela empresa somente em 2013, já durante o processo de recuperação judicial, quando registrou uma perda por impairment de R$ 7,9 bilhões.
A finalidade deste caso de ensino é promover a discussão dos conceitos e aplicação prática do conteúdo do CPC 01 (R1) que trata da Redução ao Valor Recuperável de Ativos, a partir da análise das Demonstrações Financeiras e demais informações públicas da empresa OGX.
Os dados utilizados no desenvolvimento do caso de ensino foram extraídos das informações públicas da OGX Petróleo e Participações S.A., disponíveis no website www.ogpar.com.br.
O caso de ensino foi desenvolvido para ser aplicado aos alunos de graduação ou pós-graduação em disciplinas que estudam a Contabilidade Financeira, especificamente o CPC 01 (R1).
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC). CPC 01 (R1) Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Brasília: CFC, 2010.