Resumo

Título do Artigo

Implementação nacional de um sistema de gestão hospitalar nos hospitais universitários do Brasil
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

gestão hospitalar
tecnologia da informação em saúde
hospital universitário

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico, TICs para Desenvolvimento, Cidades Inteligentes, Governo Aberto, Blockchain no Setor Público

Autores

Nome
1 - Clarissa Carneiro Mussi
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Ricardo Luz
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Centro
3 - Dioni da Rosa Damázio
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Centro
4 - Ernani Marques dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração
5 - Violeta Sun
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Curso de Sistemas de Informação

Reumo

Sistemas de informação hospitalar têm sido implementados com frequência crescente para aumentar a eficiência das instituições hospitalares e maximizar a qualidade da assistência ao paciente. Não raramente essas iniciativas são permeadas de desafios, especialmente quando se trata de programas governamentais de implementação em ampla escala. Com o objetivo de padronizar as práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários do país, o governo brasileiro instituiu o programa nacional de implementação de um sistema de informação hospitalar (AGHU) padrão na rede de hospitais.
Como o processo e os resultados da implementação em ampla escala de um sistema de informação para gestão dos hospitais universitários do Brasil são avaliados por gestores e usuários? O objetivo da pesquisa foi analisar o processo e os resultados da implementação em ampla escala de um sistema de informação hospitalar (AGHU) para gestão dos hospitais universitários do país, na perspectiva dos gestores e profissionais de saúde dos hospitais envolvidos.
A implementação da tecnologia da informação de saúde em ampla escala é de natureza dinâmica, envolvendo frequentemente vários ciclos de interação, à medida que as dimensões tecnológicas, sociais e organizacionais se alinham gradualmente, ou não, ao longo do tempo (Sligo et al., 2017). É afetada por um conjunto de aspectos em nível macro, meso e micro interdependentes e interagentes, que formatam, capacitam e restringem a implementação da tecnologia (Robertson et al., 2010; Cresswell & Sheikh, 2013, Cresswell et al., 2020).
A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa e na estratégia de estudo de caso (o Programa Nacional de Implementação do AGHU), com múltiplas unidades de análise. Envolveu investigação em profundidade em 5 hospitais universitários (um de cada região do país) e um levantamento em 21 hospitais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com 24 gestores hospitalares, 2 grupos de foco com usuários do sistema, questionário com um total de 736 respondentes e pesquisa documental. Análise de conteúdo, triangulação e estatística descritiva foram utilizados para análise dos dados.
Emergiram da pesquisa 8 categorias de aspectos intervenientes no nível de análise macro, 9 no nível de análise meso e 3 no nível de análise micro. Foram percebidos resultados com a adoção do sistema vinculados a 8 categorias emergentes: práticas e processos de trabalho; planejamento, controle e tomada de decisão; transparência e prestação de contas; otimização no uso de recursos; produtividade dos profissionais; segurança da informação do paciente; segurança e qualidade da assistência e melhoria no ensino e pesquisa.
O programa nacional de implementação de um sistema integrado de informação nos HUs do país foi afetado por um conjunto de aspectos relacionados ao contexto mais amplo de implementação do sistema; ao contexto estrutural, cultural e político de cada um dos hospitais envolvidos; e alusivos ao próprio indivíduo, à tecnologia e às atividades de trabalho. As interações dinâmicas e complexas estabelecidas entre estes apsectos repercutiram no processo de implementação, inclusive no extenso tempo de duração do programa nacional e nos resultados desiguais entre os HUs da rede nacional.
Luz, R., Mussi, C.C., Dutra, A., & Chaves, L.C. (2021), Implementation of large-scale health information systems, Revista de Gestão, 28(2), 106-132. Cresswell, K., Sheikh, A., Franklin, A.D., Krasuska, M., Nguyen, H.T., Hinder, S., . . . & Williams, R. (2020a). Theoretical and methodological considerations in evaluating large-scale health information technology change programmes. BMC Health Services Research, 20(477). Sligo, J., Gauld, R., Roberts, V., & Villa, L. (2017). A literature review for large-scale health information system project planning, implementation and evaluation. Internationa