gestão hospitalar
tecnologia da informação em saúde
hospital universitário
Área
Tecnologia da Informação
Tema
Governo Eletrônico, TICs para Desenvolvimento, Cidades Inteligentes, Governo Aberto, Blockchain no Setor Público
Autores
Nome
1 - Clarissa Carneiro Mussi UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Ricardo Luz UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Centro
3 - Dioni da Rosa Damázio UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Centro
4 - Ernani Marques dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração
5 - Violeta Sun UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Curso de Sistemas de Informação
Reumo
Sistemas de informação hospitalar têm sido implementados com frequência crescente para aumentar a eficiência das instituições hospitalares e maximizar a qualidade da assistência ao paciente. Não raramente essas iniciativas são permeadas de desafios, especialmente quando se trata de programas governamentais de implementação em ampla escala. Com o objetivo de padronizar as práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários do país, o governo brasileiro instituiu o programa nacional de implementação de um sistema de informação hospitalar (AGHU) padrão na rede de hospitais.
Como o processo e os resultados da implementação em ampla escala de um sistema de informação para gestão dos hospitais universitários do Brasil são avaliados por gestores e usuários? O objetivo da pesquisa foi analisar o processo e os resultados da implementação em ampla escala de um sistema de informação hospitalar (AGHU) para gestão dos hospitais universitários do país, na perspectiva dos gestores e profissionais de saúde dos hospitais envolvidos.
A implementação da tecnologia da informação de saúde em ampla escala é de natureza dinâmica, envolvendo frequentemente vários ciclos de interação, à medida que as dimensões tecnológicas, sociais e organizacionais se alinham gradualmente, ou não, ao longo do tempo (Sligo et al., 2017). É afetada por um conjunto de aspectos em nível macro, meso e micro interdependentes e interagentes, que formatam, capacitam e restringem a implementação da tecnologia (Robertson et al., 2010; Cresswell & Sheikh, 2013, Cresswell et al., 2020).
A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa e na estratégia de estudo de caso (o Programa Nacional de Implementação do AGHU), com múltiplas unidades de análise. Envolveu investigação em profundidade em 5 hospitais universitários (um de cada região do país) e um levantamento em 21 hospitais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com 24 gestores hospitalares, 2 grupos de foco com usuários do sistema, questionário com um total de 736 respondentes e pesquisa documental. Análise de conteúdo, triangulação e estatística descritiva foram utilizados para análise dos dados.
Emergiram da pesquisa 8 categorias de aspectos intervenientes no nível de análise macro, 9 no nível de análise meso e 3 no nível de análise micro. Foram percebidos resultados com a adoção do sistema vinculados a 8 categorias emergentes: práticas e processos de trabalho; planejamento, controle e tomada de decisão; transparência e prestação de contas; otimização no uso de recursos; produtividade dos profissionais; segurança da informação do paciente; segurança e qualidade da assistência e melhoria no ensino e pesquisa.
O programa nacional de implementação de um sistema integrado de informação nos HUs do país foi afetado por um conjunto de aspectos relacionados ao contexto mais amplo de implementação do sistema; ao contexto estrutural, cultural e político de cada um dos hospitais envolvidos; e alusivos ao próprio indivíduo, à tecnologia e às atividades de trabalho. As interações dinâmicas e complexas estabelecidas entre estes apsectos repercutiram no processo de implementação, inclusive no extenso tempo de duração do programa nacional e nos resultados desiguais entre os HUs da rede nacional.
Luz, R., Mussi, C.C., Dutra, A., & Chaves, L.C. (2021), Implementation of large-scale health information systems, Revista de Gestão, 28(2), 106-132.
Cresswell, K., Sheikh, A., Franklin, A.D., Krasuska, M., Nguyen, H.T., Hinder, S., . . . & Williams, R. (2020a). Theoretical and methodological considerations in evaluating large-scale health information technology change programmes. BMC Health Services Research, 20(477).
Sligo, J., Gauld, R., Roberts, V., & Villa, L. (2017). A literature review for large-scale health information system project planning, implementation and evaluation. Internationa