Resumo

Título do Artigo

A GOVERNANÇA URBANA NA ECONOMIA COMPARTILHADA: um estudo bibliométrico
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Economia Compartilhada
Governança Urbana
Bibliometria

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Girlane Almeida Bondan
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianopolis
2 - Marcelo Macedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianopolis

Reumo

Com a crescente urbanização, os desafios de sustentabilidade se tornam cada vez mais presentes, levando a ONU a incluir “cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis” nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, elaborados com o propósito de serem atingidos até 2030. O papel dos governos é fundamental como planejadores e governantes para o desenvolvimento urbano sustentável.
Os pesquisadores da área da economia compartilhada, nos últimos anos, produziram análises bibliométricas mais abrangentes. Buscando preencher esta lacuna, o objetivo deste artigo é mapear e descrever a evolução do campo de estudo sobre a Governança na Economia Compartilhada, a partir de uma análise bibliométrica realizada na base de dados Web of Science.
À medida que a Economia Compartilhada ganha espaço, especialmente por seus cases mais notórios, como o AirBnb e Uber, (Martin, 2016) a governança nas cidades permite que a economia compartilhada cumpra o seu papel de otimizar recursos para um mundo mais justo e sustentável. (Barile et al., 2021; Fitzmaurice et al., 2018). Mas nem sempre os governos assumem o papel de incentivadores ou parceiros da economia compartilhada, tanto que, a depender das ações desencadeadas ou não pelos governos, estes podem serem vistos como “motores principais”, “facilitadores ou “pés-de- freio".
Por uma perspectiva cronológica, foi possível decompor a Governança na Economia Compartilhada.Em seguida realizou-se uma análise qualitativa. Com o apoio da ferramenta de mapeamento VOSviewer fez-se a análise de cocitação, coautoria e coocorrência de palavras-chave.
Entende-se que esse tema ainda é estudado majoritariamente no âmbito de países desenvolvidos, o qual percebe-se uma lacuna evidente em relação a estudos da Governança na Economia Compartilhada no Brasil, de modo que somente um estudo do ano de 2020 foi identificado, com o objetivo de pacificar conceitos e entendimentos a respeito do tema, evidenciando a necessidade de aprofundar este tema no âmbito da pesquisa brasileira, considerando as especificidades e características endógenas, bem como de países em desenvolvimento.
Ahmad, P., Asif, J. A., Alam, M. K., & Slots, J. (2020). A bibliometric analysis of Periodontology 2000. Periodontology 2000, 82(1), 286–297. https://doi.org/10.1111/prd.12328 Akbari, M., Foroudi, P., Khodayari, M., Zaman Fashami, R., Shahabaldini parizi, Z., & Shahriari, E. (2021). Sharing Your Assets: A Holistic Review of Sharing Economy. Journal of Business Research. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.11.027 Barile, S., Ciasullo, M., Iandolo, F., & Landi, G. (2021). The city role in the sharing economy: Toward an integrated framework of practices and governance models. CITIES, 119. http