Transformação Digital
Inovação
Desaprendizagem organizacional
Área
Tecnologia da Informação
Tema
Transformação Digital e Novos Negócios Digitais
Autores
Nome
1 - MURILO GABRIEL DA COSTA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
2 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
3 - DÉBORA KARYNE DA SILVA ABRANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA
4 - ISAAC ALMEIDA MORAES OLIVEIRA DE AZEVEDO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
Reumo
As firmas, ao embarcarem em aventuras voltadas à transformação digital, objetivam inovar e gerar valor diferenciado com a introdução de tecnologias digitais no modelo de negócio. Para que as firmas incumbentes mudem suas rotinas adaptadas ao contexto tradicional para o contexto digital, necessitam passar por processos de desaprendizagem, a fim de atingirem sucesso na transformação. O trabalho busca determinar a interrelação entre desaprendizagem, inovação e transformação digital, o que caracteriza uma tensão que gestores e estudiosos precisam resolver teórica e praticamente.
Este ensaio teórico busca abrir vias de estudos por meio do questionamento “qual a natureza da interrelação entre o fenômeno de transformação digital, a inovação e a desaprendizagem em organizações?” e objetiva definir a relação entre esses três temas em um lócus teórico.
Levantamos a temática da inovação enquanto uma mudança nas formas de estruturar produtos e processos segundo a lógica de destruição criativa; a lógica de transformação digital enquanto uma mudança a nível de negócios que utiliza tecnologias digitais para levar valor diferenciado por meio do modelo de negócios da firma e a desaprendizagem enquanto um processo que enfoca reciclar conhecimentos e abrir espaço para a institucionalização de novas práticas.
Há de se asseverar que cremos haver uma influência por parte da desaprendizagem organizacional na interação entre os construtos e práticas de inovação e.transformação digital que se caracteriza por uma natureza de mediação. Ou seja, propomos que a desaprendizagem medeia esforços inovativos que, por um lado, desembocam em uma transformação digital e, por outro lado, atua mediando esforços de transformação digital que resultam em inovações. Essa relação é descrita na figura 2.
Abrem-se vias de análise na interseção entre os três temas e se faz uma agenda de pesquisa que questiona aspectos práticos e teóricos na interseção do conhecimento, propondo uma relação entre os construtos que elucida melhor como gerenciar esses aspectos.
AÇIKGÖZ, A.; DEMIRKAN, I.; LATHAM, G. P.; KUZEY, C. The Relationship Between Unlearning and Innovation Ambidexterity with the Performance of New Product Development Teams. Group Decis Negot, v. 30, p. 945–982, 2021. https://doi.org/10.1007/s10726-021-09743-0
AKGÜN, A. E.; BYRNE, J. C.; LYNN, G.S.; KESKIN, H. Organizational unlearning in beliefs and routines in organizations. Journal of Organizational Change Management, v. 20, n. 6, p. 794-812, 2007. DOI: https://doi.org/10.1108/09534810710831028
AKGÜN, A. E.; LYNN, G. S.; BYRNE, J. C. Organizational learning: a socio-cognitive framework. [..]